Formatura da Padaria Escola reúne centenas de pessoas no Parque da Cidade
Formandos participarão da Feira Internacional de Panificação
A nova Padaria Escola de Rio das Ostras formou a sua primeira turma nesta segunda, 22. A cerimônia contou com a presença de centenas de pessoas que festejaram a conquista de 42 novos profissionais de padaria preparados para atender ao comércio local, pousadas, além de empresas de diversos setores, incluindo da área offshore. A escola é mantida pela Prefeitura de Rio das Ostras, que oferece a qualificação em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan.
Para o prefeito Sabino, o investimento em qualificação é fundamental para mudar a realidade, especialmente da população mais pobre. Sabino aproveitou para dar um recado aos formandos: “Parabéns por romperem com o conformismo e investirem em conhecimento. Não há desperdício quando se estuda. A exigência no mercado de trabalho é muito grande. A Prefeitura tem o dever de apoiar vocês. Agora, quem fez o curso tem uma responsabilidade maior. Incentive outras pessoas a participar deste curso e zele no dia-a-dia por nossa cidade. Comemorem essa conquista”, disse.
E motivos para comemorar, segundo os próprios alunos, não faltam. Com o certificado em mãos, eles já recebem propostas de trabalho e sonham com melhores oportunidades. “A estrutura oferecida foi ótima. O curso abriu um leque de opções para todos. Alguns colegas, inclusive, já estão trabalhando na área. Eu fui convencida a fazer o curso e não me arrependo, gostei muito. Infelizmente, a padaria escola passou muito tempo fechada. Vemos agora pais de família tendo essa oportunidade. É uma grande alegria”, disse a aluna Simone Nascimento. Dos 42 formandos, 14 já estão empregados na área. Os outros profissionais foram cadastrados no Banco de Empregos do Município.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário de Almeida, exaltou a qualidade do curso oferecido em parceira com a Firjam. “Estamos muito orgulhosos. Esse é um curso de 300 horas, que está formando um profissional de qualidade. Tenho certeza de que vocês terão sucesso num futuro bem próximo”, disse.
Foram três meses e 300 horas de aulas práticas e teóricas. Para atender aos novos alunos, a unidade foi reformada e ampliada nesta gestão, aumentando a capacidade de atendimento. Além do curso de padeiro, no local são oferecidos cursos de confeiteiro e de cozinheiro industrial.
Após o evento, os formandos seguiram para São Paulo, acompanhados pelos instrutores, onde estão participando da FIPAN – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos, que acontece de 22 a 25 de julho. Para o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Lagrimante, a iniciativa demonstra o cuidado do Município com a formação da população.
NOVAS TURMAS – A partir do dia 12 de agosto serão oferecidas 100 vagas para os cursos de padaria, confeitaria e cozinha industrial. Os interessados devem comparecer à Padaria Escola, que fica no Parque da Cidade, em Nova Cidade.
Além das autoridades citadas, participaram do evento o vice-presidente da Câmara Municipal, Aluisio Viana, a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, a secretária e a subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite e Nelma Ferreira, o subsecretário de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Márcio Dias e o presidente da Associação de Moradores de Nova Cidade, Edimilson Leal.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo