Festas do Feijão e do Produtor Rural reuniram milhares de pessoas em Cantagalo
Durante festejos, Prefeitura entregou novo espaço de educação ambiental à população
Boa comida, shows e muita alegria marcaram a 11ª edição da Festa do Feijão e 3ª Festa do Produtor Rural, que reuniu milhares de pessoas, em Cantagalo, entre sexta-feira, 30, e domingo, dia 1º de novembro. Na programação, a Prefeitura ainda entregou à população o Espaço Socioambiental Pau Brasil, dedicado a projetos de Educação Ambiental.
Os restaurantes ficaram movimentados todos os dias do evento e a praça de alimentação ficou cheia de gente que foi conferir a comida caseira característica da zona rural.
Patrícia Cordeiro prestigiou a festa e não deixou de provar as delícias locais. “Acho excelente o evento. Vim ano passado, gostei, e estou voltando para curtir de novo”, conta.
Neste ano, parte dos shows programados foi paga com o aluguel dos estandes da Praça da Alimentação. A festa foi realizada pela Associação de Moradores e de Produtores Rurais de Cantagalo, com apoio da Prefeitura e da Emater Rio.
PRODUTORES – Os produtores também comemoraram as vendas durante o evento. “Seu” Genilson Coelho é apicultor e defende a manutenção da festa no calendário. “Essa festa é maravilhosa, não pode acabar nunca. Todo mundo ganha; os produtores e os visitantes. E ainda é uma festa para as famílias”, diz Genilson. Ele ainda celebra o sucesso da sua criação de abelhas, em Cantagalo. “Começamos com quatro caixas de criação de abelha e já chegamos a 99. Queremos chegar a 200 caixas no ano que vem”, conta o produtor.
O prefeito Sabino, mantendo a tradição, prestigiou o evento e conversou com os produtores. “Essa festa é um momento de confraternização e uma oportunidade de geração de renda para esses homens e mulheres que tiram do campo o seu sustento”, disse o prefeito.
Nivaldo Talon, secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, falou das dificuldades pelas quais o Município vem passando, mas que ainda assim, reúne esforços para apoiar os produtores.
“Estamos buscando parcerias com os governos estadual e federal para ampliar nosso apoio técnico e de maquinário aos nossos produtores”, disse Nivaldo.
PROGRAMAÇÃO – Na abertura, foi eleita a Rainha do Feijão. Quem venceu a disputa foi a pequena Bárbara, de 10 anos, que foi coroada pelo prefeito Sabino. Todas as participantes receberam prêmios.
Além dos shows musicais que animaram o público, os alunos do Projeto Sementes de Cantagalo, da Secretaria de Bem-Estar Social, encantaram a plateia com apresentações de dança. O projeto atende a 60 crianças e adolescentes, de 4 a 15 anos, da zona rural.
NOVO ESPAÇO – No sábado, 31, durante a Festa do Feijão e do Produtor Rural, a Prefeitura entregou à população de Cantagalo o Espaço Socioambiental Pau Brasil. No local, serão desenvolvidos projetos de Educação Ambiental, como cursos, oficinas e eventos. A inauguração da unidade dá sequência à implantação de espaços com essa finalidade, como o Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras, em Nova Esperança, e o Espaço Ipê Amarelo, no Parque Municipal.
FONTE:
Departamento de Jornalismo