Festa do Feijão agita Cantagalo neste final de semana
Evento teve apresentações artísticas, premiações de produtores, leilões de animais e escolha de prato típico
Centenas de pessoas se reuniram em Cantagalo, Zona Rural de Rio das Ostras, para comemorar a colheita do feijão no Município.
Como tradicionalmente acontece, a Décima Festa do Feijão e a Segunda Fespro – Festa do Produtor Rural, marcaram esse momento especial para quem tira o sustento da terra. Entre sexta, dia 31 de outubro, e domingo, 2 de novembro, apresentações artísticas e culturais, concurso de beleza e premiações, entre outras atrações movimentaram o espaço, montado em um terreno próximo à praça Valdemar Alves Barcelos especialmente preparado para receber os visitantes.
O prefeito Sabino compareceu à festa e destacou a importância da produção agrícola para a economia do Município. “Muita gente não sabe que nossa Zona Rural tem uma produção agrícola expressiva. Nossa produção está cada vez mais diversificada e conquistando mercados. Os produtores locais merecem nosso reconhecimento. Esta Feira representa uma oportunidade para o grande público conhecer a qualidade de nosso feijão”, ressaltou.
Os produtores rurais comemoraram os bons resultados da comercialização de seus produtos na Feira. “As vendas estão aquecidas. O apoio da Prefeitura está sendo fundamental. Com ele conseguimos aumentar a produção e a qualidade do feijão que plantamos em nossa propriedade”, afirmou a agricultora Silvia Maria Barcelos, que mantém uma plantação com a ajuda do marido Waldemir Alves Barcelos.
PREMIAÇÃO DE PRODUTORES – No evento também foi realizada, no sábado, dia 1, a premiação dos produtores que se destacaram durante o ano. Leandro Barcellos ganhou premiação por sua produção de leite; Márcio Bernadino pelo plantio de uvas; e o produtor Lindomar Muniz pela proteção do meio ambiente em sua propriedade, com um trabalho de preservação de mananciais.
“Queremos mostrar que Cantagalo pode produzir muito mais porque aqui temos o apoio da Prefeitura. Então, aproveito para agradecer o suporte constante que a Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca tem me dado nestes últimos meses”, ressaltou Márcio Bernadinho, que se tornou conhecido por ser o primeiro produtor de uvas da Baixada Litorânea.
PRODUTIVIDADE – No sábado também houve a entrega de prêmio pela produtividade do feijão. O terceiro lugar ficou com o produtor Aldemar Coelho; o segundo com Clélia Lúcia de Melo; e a grande vencedora foi a agricultora Solange dos Santos Lyma, que ganhou a premiação devido à produção de 2.347 quilos de feijão por hectare em sua propriedade.
De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura e Pecuária do Município, Anselmo Nazário, a Prefeitura vem cumprindo seu papel de diversificar a produção agrícola na cidade. “Temos mudas para distribuir para os produtores da região. Não vamos ficar só no milho e no feijão. Aqui em Cantagalo identificamos quatro produtores que querem plantar café. É uma cultura bastante promissora. Estamos avaliando”, destacou.
Presente ao evento, o secretário de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, ressaltou a importância da inauguração do espaço da Feira do Produtor Rural, realizada nesta sexta, dia 31. “O espaço irá funcionar de forma permanente de quarta a domingo, para atender à comunidade local e aos visitantes, o que irá gerar renda para os moradores de Cantagalo. Aproveitem a festa e não deixem de visitar a Feira em seu espaço definitivo”, convidou o secretário.
A Festa do Feijão e a Festa do Produtor Rural são uma realização da Prefeitura de Rio das Ostras, com apoio da Associação de Produtores Rurais de Rio das Ostras, do Sindicato Rural de Casimiro de Abreu e Rio das Ostras e Emater – RJ, empresa responsável pela assistência técnica e extensão rural no Estado do Rio de Janeiro.
LEILÃO E PRATO TÍPICO – No domingo, dia 2, a Festa do Feijão e do Produtor Rural foi palco de um animado leilão de galinhas, bezerros, carneiros, cabritos, leitoas, dentre outros animais. O dinheiro arrecadado será revertido para a construção da Horta Comunitária e a reforma do Curral de Ferro, beneficiando, deste modo, a comunidade de Cantagalo.
No domingo também foi realizada a escolha do prato típico da festa, com a vitória do restaurante “Feijoada Carioca”. Por sinal, o público contou com várias opções de feijoada para se deliciar durante todo o final de semana.
FONTE:
Departamento de Jornalismo