Feriado prolongado com domingo de caminhada em Mar do Norte
Dezenas de pessoas percorreram o circuito que reúne atividade física e contemplação da natureza
Um domingo de caminhada junto à natureza exuberante do Mar do Norte. Esse foi o programa escolhido, por aproximadamente 40 pessoas, para o último dia do feriado prolongado de Finados, em Rio das Ostras. O grupo saiu da praça principal da localidade e percorreu cerca de 8 Km. O evento foi organizado pela Associação de Caminhantes Anda Rio das Ostras, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.
Com muito bom humor, todos fizeram questão de chegar na hora e caminhar por aproximadamente duas horas. Cássia Liu e Aparecida Verdan se destacaram no primeiro pelotão. As duas já estão acostumadas a percorrer distâncias assim. Cássia Liu já esteve em Penedo – RJ, e no Parque do Atalaia, em Macaé, enquanto Aparecida, que também aderiu às caminhadas há cerca de 2 anos, também já esteve em Porto Seguro, entre outros roteiros. A funcionária pública agora se prepara para mais um circuito, desta vez em Paraty. “Já vivo a expectativa para chegar o dia da caminhada. Nesses encontros sempre faço grandes amigos”, comentou.
As caminhadas são acompanhadas de uma boa conversa e muita descontração. No percurso, cada um segue no seu próprio ritmo, como explica o presidente da Associação Anda Rio das Ostras, Marcelo Rocha. “Já são 5 anos caminhando por vários circuitos no Brasil e aqui não temos nenhum tipo de competição. Nossos principais objetivos são agregar pessoas e contemplar a natureza. Por isso, todos estão convidados a caminhar conosco”, comentou, lembrando que, atualmente, a Anda Rio das Ostras tem 148 associados.
CIRCUITO – A Caminhada na Natureza é um esporte incentivado pela Federação Internacional de Esportes Populares e disseminado em todo mundo. O circuito de Caminhadas na Natureza de Mar do Norte é circular, tem 8,5Km e é totalmente sinalizado. São dois postos de controle – um na Casa de Madeira do João e outro no Traíra Eco Parque – que funcionam para carimbar as cadernetas dos caminhantes.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social