Feira Literária em escola de Rio das Ostras homenageia talentos femininos
Escritoras, poetas e compositoras brasileiras foram homenageadas na Feira Literária da Escola Municipal Nilton Balthazar, em Rio das Ostras, realizada na quinta e sexta-feira, dias 14 e 15.
Com o tema “Literatura, substantivo feminino”, o evento contou com 31 salas temáticas dedicadas a nomes como Rachel de Queiroz, Cecília Meireles, Cora Coralina, Adélia Prado, Lya Luft, Lygia Bojunga, Maria Clara Machado, Ruth Rocha, Marina Colasanti, Martha Medeiros, Thalita Rebouças, Adriana Calcanhoto, Leci Brandão, Marisa Monte, entre outras.
“Estamos realizando a nossa quinta feira literária, que é uma oportunidade para os nossos alunos desenvolverem ainda mais o gosto pela leitura. Nesta edição apresentamos apenas mulheres. São escritoras, compositoras e personalidades marcantes no cenário brasileiro como Tarsila do Amaral, Princesa Isabel e Maria da Penha, símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher. Também uma escritora de Rio das Ostras, Juliana Ramos, que é professora da nossa escola, foi homenageada”, explica Luzia Helena Cescon, diretora da unidade de ensino.
A feira literária envolveu todos os 996 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental que estudam na Escola Municipal Nilton Balthazar. Para esses estudantes, o evento possibilitou muito aprendizado. “Eu não conhecia Adélia Prado, que foi a escritora homenageada pela nossa turma, a 702. Achei muito interessante a forma como ela se expressa nos livros e poemas que escreveu”, afirma Guilherme Figueira Menezes, de 12 anos.
Para a estudante Sophia Borges, de 14 anos, a personalidade homenageada por sua turma, a 905, é inspiradora. “Leci Brandão foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores da Mangueira e lutou contra o racismo, pela defesa dos direitos das mulheres e dos professores. Eu me identifiquei com ela porque também sou uma pessoa determinada, que batalha por aquilo em que acredita”, enfatiza.
FONTE: ASCOM – PMRO.