Feira incentiva a adoção responsável de animais em Rio das Ostras

Feira incentiva a adoção responsável de animais em Rio das Ostras

Translator

 

Com pelagem clara e cerca de cinco meses, o cãozinho Nivus acaba de ganhar um lar. Disponibilizado na Feira de Adoção Animal de Rio das Ostras, que acontece nesta terça, 11, até às 15h, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, Nivus já seguiu para a sua nova casa vermifugado, com receita veterinária e castração agendada.

A Feira é uma realização do Programa de Saúde Animal (PSA), da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, e incentiva a adoção responsável de cães e gatos. Os novos tutores assinam um termo de responsabilidade e devem apresentar comprovante de residência e carteira de identidade para concretizar a adoção.

“Todos os cães e gatos que trazemos para adoção são saudáveis, os adultos já vem castrados e os filhotes saem com a data da cirurgia marcada. Como não podemos transportar muitos animais para a Feira, recomendamos que quem adotar animais adultos e maiores vá até a Fazenda Parque, no Âncora”, explica Hugo Azevedo, que integra a equipe de veterinários do PSA.

Informada da Feira de Adoção Animal pelas redes sociais da Prefeitura de Rio das Ostras, a adolescente Ana Júlia, de 15 anos, chegou à praça e logo se encantou por Nivus. “Ele é muito tranquilo, bonito, tem o pelo clarinho”, afirmou. Ela convenceu a mãe Bárbara Albuquerque a levar o cãozinho para casa, que agora vai fazer companhia a Sam, um caramelo adotado há 10 anos.

EXPOSIÇÃO – Quem foi à Praça José Pereira Câmara pôde também conferir a exposição organizada pelo Instituto BW, que realiza o monitoramento das praias do Município, em parceria com o Centro de Educação Ambiental e Rio das Ostras (Cedro).

Foram exibidos no local cascos e crânios de tartarugas marinhas de diferentes tamanhos que vieram à óbito, grande parte delas após ingerir lixo encontrado no mar, entre outras peças. Aves e pequenos mamíferos que vivem no litoral, conservados com a técnica de taxidermia, popularmente chamada de animais “empalhados”, também fizeram parte da mostra.

FAZENDA PARQUE – Animais Sem Raça Definida (SRD), mais conhecidos como vira-latas, e também de raça dos portes pequeno, médio e grande são encontrados na Fazenda Parque, onde funciona o PSA. O local abriga cães e gatos que passam por tratamento e foram abandonados.

Cirurgia de castração e atendimento clínico veterinário gratuito para animais de moradores de baixa renda do Município também são oferecidos pelo Programa.

A Fazenda Parque fica na Estrada Municipal, s/nº, no Âncora, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações sobre a unidade podem ser obtidas pelo telefone 2771-2351.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.