Fã Cine de Rio das Ostras integra circuito do festival de cinema Visões Periféricas
A partir deste sábado, 5, cineclube da Fundação de Cultura vai exibir filmes da programação da nova edição do festival
Projeto iniciado em maio deste ano pela Fundação Rio das Ostras de Cultura, o Fã Cine tem exibido gratuitamente clássicos da sétima arte.
O jovem cineclube foi selecionado para integrar o circuito do Visões Periféricas 2015 e, ao longo do mês de setembro, sempre aos sábados, a partir das 19h, apresenta filmes da programação do festival. Na estreia neste sábado, dia 5, na Sala de Exibição da Fundação, vão estar em cartaz os curtas “A Voz do Povo”, “Madona e a Cidade Paraíso” e “Gerais”. A entrada é franca.
“Uma das nossas metas é democratizar a cultura e dar oportunidade aos moradores da Cidade de ter acesso a diferentes manifestações artísticas. O Projeto do Fã Cine cumpre essa meta e, ao ser selecionado para participar de um importante festival de cinema, comprova que estamos no caminho certo”, afirma Cosme dos Santos, presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura.
Em sua nona edição, o Festival Visões Periféricas apresenta 96 curtas de 13 estados brasileiros e das cidades colombianos de Medellín e Bogotá. A programação será exibida em 14 cineclubes espalhados em oito bairros cariocas e também nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaguaí, Belford Roxo, Nova Friburgo e Rio das Ostras.
FESTIVAL – Nesta edição do Festival Visões Periféricas, que marca os 450 anos do Rio de Janeiro, o evento faz uma homenagem especial ao Funk como movimento musical carioca, exibindo o documentário “FUNK Brasil – 5 visões do batidão”. Em parceria com a Biblioteca Parque Estadual, o festival ainda promove o III Deseducando o Olhar – Seminário de Educação em Audiovisual, além das oficinas gratuitas “Som para Imagem” e “Animação”. Conheça todos os detalhes do festival pelo site http://www.imaginariodigital.org.br/
PROGRAMAÇÃO DO FÃ CINE
Sábado, 5 de setembro
A Voz do Povo
Gênero: Ficção
Direção: Germano Weiss
Duração: 22 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um locutor de promoções do supermercado sonha ser âncora de telejornal. A rotina de trabalho e a pobreza o incomodam assim como uma mosca que nunca lhe deixa em paz.
Madona e a Cidade Paraíso
Gênero: Ficção
Direção: André Aragão
Duração: 23 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: É dia de festa, mas a cidade precisa esconder sua sujeira.
Gerais
Gênero: Documentário
Direção: Arthur Frazão e Tiago Carvalho
Duração: 17 minutos
Classificação indicativa: livre
Sinopse: No norte de Minas Gerais, uma comunidade atualiza suas tradições para defender seu modo de vida e seu território.
Programação completa no link: http://www.imaginariodigital.org.br/visoes-perifericas/2015/programacao/cineclubes?field_cineclube_target_id=553
SERVIÇO:
Fã Cine – 9º Festival Visões Periféricas
Local: Sala de Exibição da Fundação Rio das Ostras de Cultura
Avenida Cristóvão Barcelos, s/nº, Centro
Dias 5, 12, 19 e 26 de setembro
Horário: 19h
Entrada franca
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo