Estado reconhece importância econômica do artesanato em Rio das Ostras
Cerimônia de entrega de carteirinhas acontece nesta quarta, 8, na Câmara de Vereadores, 10h
Além de poderoso gerador de recursos e desenvolvimento regional, o artesanato local é um produto de grande importância dentro do setor turístico.
Nesta quarta, 8, o Governo do Estado, com apoio e incentivo da Prefeitura vai certificar quase 350 artesãos de Rio das Ostras, cadastrados em 2015 no Programa do Artesanato Brasileiro, que tem investido neste setor. A entrega das carteirinhas acontece na Câmara de Vereadores, a partir das 10h.
A ação tem como objetivo reconhecer o artesanato como atividade econômica, com foco em ações voltadas para a geração de emprego e renda. Com a carteirinha, o artesão poderá participar de feiras nacionais e internacionais de artesanato, oficinas e cursos, além do acesso aos incentivos fiscais.
Uma vez inscrito no Programa, o profissional também tem acesso a benefícios como capacitação, divulgação e comercialização. O cadastro ainda visa mapear e identificar as especificidades de cada município para desenvolver o artesanato localmente.
Até o momento, o Programa de Artesanato já castrou mais de 10 mil artesãos em 38 municípios fluminenses, mas o objetivo é chegar a 20 mil inscritos nas 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro.
FONTE: ASCOM – PMRO.