Rio das Ostras ganha segundo Centro de Educação Ambiental

Espaço Ipê Amarelo está localizado no Parque Municipal

Os amantes da natureza ganharam mais um espaço dedicado ao estudo do ambiente. No domingo, 27, foi inaugurado no Parque Municipal, em Mar do Norte, o Espaço Socioambiental Ipê Amarelo.

O local será o segundo Centro de Educação Ambiental do Município.

O novo espaço é dedicado a cursos específicos, principalmente aos ligados a Mata Atlântica  e ao solo. Durante a cerimônia de inauguração, o secretário do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, ressaltou em seu discurso que a população também poderá usufruir do local. “Além de beneficiar os estudantes, a comunidade vai ter a oportunidade de usufruir do espaço para realização de festas, eventos, piqueniques e eventos religiosos, desde que estejam devidamente agendados”, declarou o secretário, lembrando que todo o mobiliário foi adquirido por meio de medidas compensatórias.

Os engenheiros agrônomos Edemir de Oliveira e Renato Ferreira, que ficarão responsáveis pelo espaço, ressaltaram também a importância da conscientização ambiental para os alunos da nova geração. “Essa é uma conquista onde os maiores beneficiados serão as crianças menores, que ganharam um espaço próprio para discussões ambientais.

O Espaço Socioambiental  conta também com um cronograma para apresentações dos Ativos Ambientais, que têm por objetivo mostrar o papel das formações de florestas e bosques no equilíbrio dos mais diversos ecossistemas e como sua destruição pode afetar a espécie humana. Além disso, também são mostrados aspectos históricos, anatômicos e fisiológicos de espécimes vegetais mais relevantes. Nas questões do solo serão tratados temas  como a sua formação, práticas de conservação e a importância na produção de alimentos e na manutenção da vida animal e vegetal do planeta.

Essas apresentações podem ser feitas mediante agendamento prévio com pelo menos dois dias de antecedência de forma presencial no Parque Municipal ou pelo telefone 2764-8253.

CAMINHADA – O Parque Municipal também recebeu no domingo o projeto Caminhada na Natureza – Circuito Ipê Amarelo. Com 178 participantes, os caminhantes percorreram o percurso de 10km por uma trilha com áreas sombreadas entre as palmeiras imperiais e subidas e descidas pela Mata Atlântica.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.