Escolas de Rio das Ostras incentivam a solidariedade com festas de Natal
Desde os primeiros dias do mês de dezembro, alunos e educadores de Rio das Ostras têm conversado sobre a essência do Natal, que não se restringe a dar e receber presentes.
Doação de brinquedos, cantatas natalinas e outras atividades anteciparam as comemorações da data nas unidades de ensino da Rede Municipal.
Com o tema ‘A Fantástica Fábrica de Natal’, a equipe da Escola Municipal Ary Gomes de Marins propôs aos alunos receber o ‘bom velhinho’. A chegada do Papai Noel teve um diferencial solidário: ao invés de receber presente, cada aluno doou um brinquedo em bom estado para outras crianças do município.
“Nossos alunos sempre ganham uma lembrancinha. Neste ano fizemos diferente e lançamos o projeto ‘Natal solidário: a essência do Natal com cheirinho de amor’. Eles receberam o Papai Noel de braços abertos, mesmo sabendo que não ganhariam presente, mas que, em vez disso, doariam. Doariam amor, esperança, solidariedade e, de quebra, um brinquedo em bom estado que não estivesse mais em uso em sua casa”, explicou a diretora Bruna Blaser.
Foram arrecadados 210 brinquedos para alegrar o Natal de crianças de duas instituições que atuam com moradores carentes Rio das Ostras. Alunos da Ary Gomes de Marins vão participar da entrega junto com o Papai Noel nesta quarta, dia 18.
A emoção deu o tom da cantata da Escola Municipal José Luiz de Lemos, realizada no dia 13. “Ao longo do ano, muitas vezes, magoamos e somos magoados e, ao aprender a perdoar e a compartilhar, percebemos que somos construídos pelas pessoas. Precisamos ver as pessoas além dos defeitos, com todo seu potencial. Esse é o espírito do Natal. Ser um presente para o outro”, afirmou a diretora Juliana Louvain em sua mensagem na abertura do evento.
Segundo Lilian Lima, moradora do Mariléa, os cerca de 200 dias letivos trouxeram muito aprendizado para seu filho Mateus, de 6 anos. Mãe também de Ana Clara, 10 anos, que já foi aluna da escola, ela agradeceu a dedicação dos professores e servidores da unidade com os seus dois filhos. “Ana Clara já estudou aqui. Agora é o Mateus que se despede. Essa escola foi muito boa para os dois. Agradeço de coração. Os professores daqui foram ‘presentes’ para os meus filhos”, disse.
Os alunos da Escola Municipal Jovenil Bastos da Silva tiveram as belezas do Parque da Cidade, em Nova Cidade, como cenário para a Cantata de Natal. Segundo a gestora da unidade escolar, Aline Lopes, o evento estreitou laços com outras secretarias municipais. A apresentação marcou a culminância do projeto ‘Valores’, que permeou diferentes momentos do ano letivo.
“Nosso projeto teve início na Semana da Família e encerrou-se na Cantata com o intuito de acolher e desenvolver a empatia e a afetividade”, afirmou Aline ao destacar que o evento teve a parceria da Secretaria de Bem-Estar Social e de outros agentes municipais.
NATAL PARA TODOS – Outras unidades de ensino também estão festejando a data. Com ou sem a presença de Papai Noel, as escolas têm proporcionado aos alunos e suas famílias momentos de descontração e magia no encerramento letivo.
“Chegamos à nossa última semana letiva com a sensação do dever cumprido e a certeza de que nos dedicamos ao máximo para fazer o melhor para os nossos alunos. A palavra dessa semana é gratidão. O ano letivo de 2019 foi bastante intenso e muito proveitoso para nossas escolas”, destacou o secretário municipal de Educação Esporte e Lazer, Maurício Henriques.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.