Entidade internacional capacita professores a ensinar futebol a deficientes
Robson Caetano, embaixador da Special Olympics, participa do evento de Rio das Ostras em preparação à Copa do Mundo voltada para esses atletas
Rio das Ostras promove Curso de Capacitação de Profissionais de Educação Física em Futebol Adaptado para Pessoas com Deficiência Intelectual neste sábado, dia 4. A qualificação conta com a presença do medalhista olímpico Robson Caetano, embaixador da Special Olympics, promotora do evento. A qualificação acontece no Colégio Municipal Professora América Abdalla e conta com a parceria da Federação Estadual das Apaes do Rio de Janeiro e apoio local do Rio das Ostras Convention Bureau.
Cerca de 100 professores de Educação Física que lecionam nas escolas da rede municipal e nas escolinhas da Secretaria de Esporte e Lazer participam do curso. Todos os participantes recebem da instituição um certificado, que é reconhecido mundialmente em170 países, e um manual técnico. Em 2014, está prevista a realização da I Copa Mundial de Futebol para Deficientes Intelectuais, no Rio de Janeiro.
A Special Olympics é um movimento fundado na década de 60, nos Estados, pela irmã do então presidente Kennedy, com o objetivo de promover a inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte. Entre os embaixadores da Special Olympic no Brasil estão Zico, Romário, Ricardo Rocha, Robson Caetano, Lars Grael, entre outros.
Atualmente, são mais de 4 milhões de atletas com deficiência intelectual em todo mundo. A abordagem pedagógica do programa desafia o participante a tomar decisões e fazer escolhas, aumenta a confiança no seu corpo, melhora sua autoestima, desenvolve sua independência e autonomia e, o mais importante, fortalece sua capacidade de inserção na sociedade. Nesse contexto, o esporte torna-se um extraordinário meio para o participante aprender a ser, conviver e ter uma vida com qualidade melhor.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social