Encontro de Bandas marca II Festival da Primavera de Rio das Ostras
Parque da Cidade recebeu seis bandas no sábado, 18
A música invadiu a quadra do Parque da Cidade no último sábado, 18, com a realização do Encontro de Bandas do II Festival da Primavera de Rio das Ostras.
Ao todo, seis bandas, sendo quatro da cidade, uma de Casimiro de Abreu e outra de Macaé, se apresentaram com um repertório bem variado, adaptado ao gênero, que foi de Michael Jackson a Dorival Caymmi, passando ainda por Raul Seixas, Roupa Nova, David Guetta e Geraldo Azevedo, dentre outros.
Na abertura do evento, a secretária de Educação, Andréa Machado, ressaltou o valor da participação dos alunos e do trabalho desenvolvido de forma extra-curricular. “O mais importante é ver a desenvoltura dos alunos nessas apresentações. Dessa vez, por não ter o caráter competitivo, a atuação será mais descontraída. Todos estão de parabéns”, disse.
Para a coordenadora de música da Secretaria de Educação, Dóris Yane de Castro, o objetivo é fazer com que o aluno consiga desenvolver sua inteligência de forma diferenciada pela música. “Outro ponto favorável dos alunos se interessarem pela banda e pela música é a identificação com a própria escola. Esse é um meio de fazermos despertar o interesse pela educação de uma forma geral e o motivarmos a ir à escola”, ressaltou Dóris.
Mesmo sem estar à frente de uma das bandas do Encontro, o regente Paulo César Tobias fez questão de prestigiar o evento. “Esses encontros são uma forma cultural de reunir e valorizar as bandas municipais, além de promover um intercâmbio entre os músicos”, contou.
Celso Cordeiro Leite Filho, regente da Corporação Musical José Bicudo Jardim, de Casimiro de Abreu, elogiou a iniciativa do encontro. “É de fundamental importância um evento como esse para despertar a atenção da criança para a música e o próprio resgate das fanfarras nas escolas. A troca de experiência entre os músicos, que têm a oportunidade de acompanhar o trabalho de outros profissionais, também é válida”, opinou
O jovem Renan Lira Ferreira, integrante da Banda Municipal Professora América Abdalla, acredita que fazer parte da banda ajuda a construir novas amizades. “Eu toco caixa e fui incentivado pelos meus amigos desde cedo a fazer parte da banda. Resolvi entrar e não me arrependo porque cada vez mais faço novas amizades”, declarou.
As participantes do encontro foram a Banda Carlos Roberto Abel Reis, da Guarda Municipal; Banda Municipal Inayá Moraes D’Couto, Banda Municipal Maria da Penha de Oliveira e Banda Municipal Professora América Abdalla, todas de Rio das Ostras; Corporação Musical Oscar Cordeiro, de Macaé; e Corporação Musical José Bicudo Jardim, de Casimiro de Abreu.
FONTE: SECOM – PMRO.