Empresas são orientadas sobre correto tratamento de Esgoto na ZEN de Rio das Ostras
Ação conjunta do SAAE e da Secretaria de Meio Ambiente orientou empresários sobre a proibição de lançamento de efluentes industriais
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras vêm atuando juntos na Zona Especial de Negócios (ZEN) do Município. Na última ação conjunta, realizada na terça, dia 6, os fiscais orientaram as empresas sobre a proibição de lançamento de efluentes industriais no Sistema de Tratamento de Esgoto da ZEN.
Por meio da fiscalização e do monitoramento, o SAAE quer preservar a estrutura do Sistema de Tratamento de Esgoto, que é destinado exclusivamente aos efluentes sanitários domésticos. As vistorias são ações de praxe para licenciamento e ou renovação da licença das empresas instaladas no local.
Com a fiscalização, é possível monitorar possíveis lançamentos de efluentes industriais na rede, preservando a estrutura operada pelo SAAE e, principalmente, os corpos hídricos que recebem os efluentes tratados. As ações seguirão nas próximas semanas e as empresas que não se adequarem aos propósitos do Sistema de Tratamento de Esgoto da ZEN poderão ser autuadas.