Dia da Mulher em Rio das Ostras começa com caminhada em defesa dos direitos femininos
Centenas de pessoas, incluindo representantes da Administração Municipal e de organizações não governamentais, celebraram o Dia Internacional da Mulher em Rio das Ostras, 8 de março, com uma caminhada em defesa dos direitos femininos.
O prefeito Alcebíades Sabino dos Santos caminhou ao lado de moradores, a partir das 10h, da Praça José Pereira Câmara, no Centro, até a localidade de Nova Esperança. O evento foi organizado pela Secretaria de Bem-Estar Social.
“O Dia da Mulher pode ser de comemoração e de celebração, mas é, acima de tudo, um dia de luta. Assim como informamos o número de notificações de casos de dengue, também não podemos esconder os números da violência. Infelizmente, tivemos 54 casos de estupro registrados no ano passado. Isso é uma vergonha para Rio das Ostras. Estamos colocando câmaras de monitoramento em toda a cidade e assinamos um convênio com a Polícia Militar para aumentar o número de policiais nas ruas da cidade”, afirmou Sabino ao final da caminhada.
Durante a caminhada, a Administração Municipal informou sobre os serviços oferecidos às mulheres. A Equipe da Secretária de Saúde orientou sobre câncer de mama e útero, hipertensão, diabetes e doenças sexualmente transmissíveis. Também foi apresentado o trabalho da Casa da Mulher, centro de referência que presta gratuitamente serviços jurídicos, sociais e psicológicos, além de palestras e cursos de geração de renda, às vítimas de violência. A Casa está à disposição 24 horas pelo telefone 2771-3125.
PRESENÇAS – Estiveram presentes à caminhada a secretária de Bem-Estar Social, Rose Santos, entre outros secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Mello, entre outros vereadores, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto.
PROGRAMAÇÃO – A comemoração do Dia Internacional da Mulher continua hoje à tarde, a partir das 14h, com o Dia da Beleza, que vai oferecer serviços de manicure, cabeleireiro, depilação e maquiagem gratuitos. Em seguida haverá inauguração da Sala de Informática do local, onde serão promovidos cursos para as mulheres assistidas, e palestra com o tema “Violência contra a Mulher” ministrada pela médica ginecologista Celi de Souza Nunes Rodrigues de Sá, especialista em Sexologia.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo