Cruz Vermelha e Prefeitura encerram curso de primeiros socorros em Cidade Praiana
Parceria também ofereceu cursos de Cuidador de Idosos e Brigada Jovem. Quase 100 pessoas foram capacitadas
Quem passou na manhã desta segunda, 14, pelo Centro de Referência de Assistência Social – Cras de Cidade Praiana viu pessoas com crise de convulsão, outros feridos e alguns fazendo procedimentos de emergência.
Mas a cena, toda figurativa, fez parte da avaliação de encerramento do curso de Primeiros Socorros, ministrado pela Cruz Vermelha.
A parceria entre a Cruz Vermelha e Prefeitura faz parte de um projeto piloto que tem o objetivo de capacitar servidores de unidades de assistência social de Rio das Ostras.
Além do curso de primeiros socorros, também foram oferecidas aulas para Cuidadores de Idosos, aberto à comunidade, e Brigada Jovem para crianças e adolescentes da região. Ao todo, foram capacitadas cerca de 100 pessoas em quase três meses do projeto.
“O curso de Primeiros Socorros tem o poder de salvar vidas. As pessoas mudam a visão porque muitas vezes acham que atender uma pessoa num estado emergencial é algo complicado, mas acabam entendendo que são procedimentos simples e que podem salvar”, contou Thyago Mattos, coordenador de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha.
Para Verônica Santos, as aulas mudaram a forma dela de olhar um usuário que precisa deatendimento emergencial. “Eu trabalho na Casa da Criança e lá a gente está propenso a lidar com fraturas, engasgos, convulsões. Com estes cursos acabamos tendo mais um cuidado com eles. Ficamos mais seguros diante de algumas destas situações, já existe um tempo até a ambulância chegar no local. Enquanto isso vamos fazendo o atendimento de emergência”, contou a orientadora social.
Segundo o coordenador do Cras Sul, Carlos Otávio Correia Junior, a capacitação incentiva e motiva a equipe. “Quando cheguei na Unidade, em fevereiro, identifiquei uma demanda importante para o grupo de servidores, que era motivá-los. Vi em cursos e capacitações uma possível solução. Buscamos apoio da Cruz Vermelha que, imediatamente, se colocou a disposição”, contou.
CERTIFICADOS – No dia 22 de setembro os participantes dos três cursos receberão certificados de conclusão de curso no Cras Sul.