Comunidade de Rio das Ostras prestigia VII Conferência de Saúde
O prefeito Carlos Augusto destacou o trabalho responsável de toda a equipe da Secretaria de Saúde, que está contribuindo para o desenvolvimento da cidade, e anunciou a implantação do Programa de Saúde da Família até o final de 2007. "Estamos construindo a história de Rio das Ostras. Por isso declaro aqui todo meu apoio a equipe de profissionais, porque queremos fazer sempre uma saúde melhor para os cidadãos", disse o prefeito, durante a solenidade de abertura do evento, realizada dia 17, na Câmara Municipal.
Também estavam na mesa principal o vice-prefeito Ronaldo Fróes, o presidente da Câmara, Carlos Afonso, o secretário de saúde, Dr. Sérgio Manhães, a sub-secretária de saúde, Dra. Vilma Teixeira, os vereadores Edílson Gomes e Orlando Ferreira Neto, as secretárias de Planejamento, Rosimarie Teixeira, e de Educação, Maria Lina Paixão, e o comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Renato Caldas.
PALESTRA – O secretário Sérgio Manhães fez a palestra de abertura da Conferência e explanou o tema "Panorama da Saúde no Brasil" contando um pouco da história do país e fazendo uma pequena prestação de contas do trabalho desenvolvido em Rio das Ostras.
Em seguida foi lido e aprovado o Regimento Interno da Conferência.
Início dos Trabalhos – No sábado, 18, a VII Conferência foi realizada na Escola Ary Gomes Marins também com uma grande participação da comunidade. O dia começou com a apresentação de uma palestra sobre "Ciência, Tecnologia e Humanização". Em seguida os participantes assistiram aos painéis dos palestrantes convidados, como o representante do Ministério da Saúde, Wilson Aguiar, que falou sobre "Gestão do trabalho no SUS: avanços e perspectivas"; e a representante do Conselho Nacional de Saúde, Solange Belchior, que falou sobre "Humanização no trabalho".
Na parte da tarde os participantes foram divididos em três grupos de trabalho – "Humanização no Trabalho", "Humanização da atenção especializada" e "PSF como estratégia de humanização".
Para Solange Belchior, um dos fatores mais importantes da VII Conferência foi a participação do Poder Legislativo e da sociedade civil organizada. "Essa integração entre os poderes e a comunidade é muito importante porque após os debates e apresentações podem sair excelentes propostas e Projetos de Lei que vão beneficiar toda a população", explicou.
No domingo, foi feita a leitura e a aprovação dos relatórios dos grupos de trabalho. Na parte da tarde aconteceu a votação da grade do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2008/2009.
FONTE: SECOM – PMRO.