Comemorações do Dia da Consciência Negra começam na segunda em Rio das Ostras
O show de música negra universal acontece na Concha Acústica
Quem gosta de música tem um encontro marcado na próxima segunda-feira, 19 de novembro, às 17h, na Concha Acústica da Praça São Pedro, no Centro de Rio das Ostras. DJs e músicos locais vão apresentar diversos estilos musicais que englobam o vasto repertório da Música Negra Universal, com o show “Música Negra”, abrindo as comemorações do Dia da Consciência Negra.
O “Música Negra” vem colaborar com o presente movimento de resgate e valorização da cultura negra, que indiscutivelmente é uma das culturas mais influentes na formação da identidade étnica, cultural e social do Brasil.
O projeto teve sua primeira edição em 2017, e desde então, já contou com as participações dos DJs: Lucas Porto, Racassi, Ricardo Soares, Rodrigo Ribeiro e Victor Hugo Mafra. É realizado pelo VinilZada, que com iniciativas independentes visam oportunidades de fortalecimento dos ideais culturais e de coletividade. Mesmo tendo a música (de vinil) como elemento propulsor de suas ações, procuram a cada edição, continuar a proporcionar espaços e momentos para diálogos com outras vertentes artísticas.
Nesta edição, o projeto contará com a participação do Fábio Emecê, ativista antirracista e professor de Língua Portuguesa do Estado do Rio de Janeiro. Também tem um trabalho de pesquisa musical intitulado Sessão do Malungo.
O “Música Negra” tem apoio cultural da Fundação Rio das Ostras de Cultura e Prefeitura Municipal