Começam obras de revitalização da Praça da Baleia em Rio das Ostras
Enquanto Governo Federal não cumpre o repasse de verbas previsto, Município retoma a obra com recursos próprios
Desde a manhã de quinta-feira, 29, operários trabalham em ritmo acelerado na retomada das obras de revitalização na Praça da Baleia, em Costazul, Rio das Ostras.
Só neste dia, já foram instalados novos postes de iluminação, nova barra de contenção do deck e ainda foi feito trabalho de paisagismo e limpeza da escultura da Baleia Jubarte.
Os recursos para realização do projeto de revitalização deveriam ser repassados pelo Ministério do Turismo, como previsto em emenda parlamentar. Depois de três meses de atraso no envio da verba, a Prefeitura reuniu esforços para dar continuidade à obra, com recursos próprios.
A interdição da Praça da Baleia, sem execução das obras, prejudicava a visitação de um dos principais pontos turísticos do Município, já que o local estava interditado por tapumes.
A iniciativa da Prefeitura agradou moradores, comerciantes e turistas. Júlio Cesar de Mesquita, que escolheu Rio das Ostras para morar há 10 anos, disse que a reforma incentiva a economia da cidade, que tem uma vocação turística.
“Mas as pessoas também precisam conservar. Quando posso, fico aqui contemplando a natureza… mas é triste ver as pessoas jogando lixo na orla. Não tem recursos públicos que deem conta disso”, comentou Júlio.
Os trabalhos vão continuar pelas próximas semanas e a previsão é de que a primeira etapa da revitalização esteja pronta antes do Natal.
A Guarda Municipal também vai reinstalar o trailer localizado na Praça da Baleia, para a segurança do próprio público e orientação à população.
O empresário Valter Feital elogiou a retomada das obras. “Desde que os tapumes foram retirados da praça, o movimento no comércio melhorou, inclusive para os ambulantes. Esperamos que neste feriadão as vendas aumentem e temos que aproveitar o período de Verão para aquecer a economia” comentou.
PRAÇA DA BALEIA- Ponto de referência da cidade, a Praça da Baleia, inaugurada em 2002, é conhecida nacionalmente por abrigar uma escultura de Baleia Jubarte, em tamanho natural, com 20 metros de comprimento e 4 toneladas.
FONTE:
Departamento de Jornalismo