Comdef de Rio das Ostras fez visita a Central de Libras de Itaperuna
Município pretende fomentar a implementação do serviço para que os surdos tenham acesso aos serviços básicos
Representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Rio das Ostras – Comdef estiveram nesta segunda-feira, 8, na Central de Libras de Itaperuna, cidade do noroeste fluminense. A finalidade da visita foi entender como funciona o serviço oferecido pela unidade.
A Central de Libras de Itaperuna é ligada diretamente à Secretaria de Assistência Social e foi criada para desenvolver políticas públicas em benefício especial de pessoas com deficiências auditivas. O órgão disponibiliza serviços para consultas médicas, Detran, agências bancárias e outras demandas.
“O Comdef Rio das Ostras pretende fomentar a implementação do serviço no município para que os surdos tenham garantia de acesso aos serviços básicos através da acessibilidade oferecida pela central. Além disso, ofertar oficinas para os servidores e a população”, disse Jeane Felix, presidente do Comdef.
Da Central, estavam presentes a intérprete de libras Ohana Ranzato e Roberta Magalhães. De Rio das Ostras, representando o Comdef estiveram a presidente Jeane Felix, o vice presidente, Angel Morote e a assessora jurídica da Semas, Júlia Vieira.