Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos completa 10 anos
CIC II promove os Projetos Um Bem Maior e Refazendo Laços da Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras
Nesta quarta-feira, dia 14, o Centro Integrado de Convivência Dr Gilberto Sobral Barcellos – CIC II, da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, comemora 10 anos de atendimento a vários segmentos da sociedade. O objetivo do Centro é promover a cidadania dos moradores de Rio das Ostras por meio de projetos sociais, atividades esportivas, artísticas e culturais.
As comemorações ficam por conta de uma confraternização interna e gincana entre alunos e os beneficiados dos projetos em cada turno. Dentre as atividades da gincana, destacam-se jogos de raciocínio lógico, desafios e jogos educativos de informática.
Para a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, o trabalho desenvolvido pelos Centros de Convivência é muito importante. “O nosso interesse é o resgate da cidadania e a valorização do ser humano como um todo. As atividades desenvolvidas no Centro são exatamente elaboradas neste sentido, além de aproximar a população. Por isso, oferecemos ações para os estudantes fora do horário escolar dele e também para toda família”, disse a secretária.
O Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Sobral Barcellos está situado no bairro Nova Esperança e atende atualmente cerca de 250 pessoas nos Projetos Um Bem Maior e Refazendo Laços.
Projeto Um Bem Maior – O projeto Um Bem Maior atende a jovens de 13 a 24 anos no contraturno da escola, proporcionando oportunidades de crescimento na sociedade, tornando-os cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres, com uma conduta ética e moral baseado nos valores da vida, como o respeito, solidariedade e o amor ao próximo. Também colabora na formação pessoal e profissional dos jovens.
As atividades são desenvolvidas em oficinas cognitivas, esportivas, artísticas e culturais. Atualmente são oferecidas oficinas de informática, artes, vôlei, basquete, futsal, kung fu, dança, serigrafia, conhecimentos gerais, jogos, cerâmica e música.
Projeto Refazendo Laços – O projeto Refazendo Laços atende as famílias dos adolescentes inscritos no projeto Um Bem Maior e a comunidade, com atividades que buscam promover a convivência e auxiliam na reflexão e na crítica das dificuldades e dos desafios enfrentados, acarretando melhores condições humanas, enfocando o desenvolvimento social, cognitivo e profissional desses munícipes.
São oferecidos cursos de Informática, Cerâmica, artesanato, além de atividades físicas. O projeto desenvolve também um programa de geração de renda ligada ao artesanato, buscando ampliar a renda familiar.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo