Casa de Cultura de Rio das Ostras recebe exposição “Mergulho em Caymmi”

Casa de Cultura de Rio das Ostras recebe exposição “Mergulho em Caymmi”

A programação da Semana Caymmi continua com força total. A partir desta quinta, dia 22, a Casa de Cultura Bento Costa Jr recebe, às 20h, a Exposição “Mergulho em Caymmi”, que vai contar com reproduções de fotografias, pinturas, manuscritos, vídeos, correspondência pessoal e depoimento sonoro do artista baiano. Todas as obras expostas pertencem ao acervo do Museu da Imagem e do Som.

Com projeto expográfico de Karla Pessôa e ambientação sonora de Gustavo Souza, a exposição vai transformar a unidade cultural num aconchegante ambiente sobre a vida e obra de Dorival Caymmi. A exposição fica em cartaz até o dia 23 de outubro e o horário de visitação é das 9h às 18h, de segunda a sexta; e 14h às 18h aos sábados.

As oficinas artísticas também começam no dia 22, na Casa de Cultura. Alice Passos ministra uma oficina de canto na quinta e na sexta. Já Daniela Name e Karla Pessoa promovem um Projeto de Arte denominado “Maré Caymmi”. Todas as oficinas acontecem no horário de 11h às 13h.

Já no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro acontecem três palestras com temáticas ligadas ao artista baiano. Stella Caymmi, Henrique Dantas e Eucanaã Ferraz promovem “Caymmi e a Bossa Nova”, “A Negritude em Caymmi” e “As Canções Praieiras”, respectivamente na quinta, na sexta e no sábado. As duas primeiras palestras acontecem às 18h e a terceira, às 16h.

Dois shows acontecem na Concha Acústica da Praça São Pedro. Alice Passos e Dori Caymmi serão as grandes atrações da Semana Caymmi. Ela se apresenta na sexta, dia 23, a partir das 19h30, e ele no sábado, dia 24, a partir das 18h30.

Para encerrar a programação, no domingo está previsto a saída de um cortejo praiano pela orla, da Boca da Barra até a Praia do Bosque, onde está localizada a estátua de Dorival Caymmi. Formado por músicos do Rio de Janeiro e do Centro de Formação Artística, o cortejo será uma celebração instrumental e lúdica da obra do compositor, que será entremeada com um repertório amplo da música brasileira.

O projeto, que conta com patrocínio do MIS RJ e apoio institucional da Fundação Rio das Ostras de Cultura, é uma realização da Caju Conteúdos e Projetos, com co-produção da Mais e Melhores.

MOSTRA DE CINEMA – Desde a última segunda, dia 19, a Semana Caymmi apresenta uma mostra de filmes sobre Dorival. Na segunda, o público teve a oportunidade de assistir ao documentário “Caymmi – O poeta nas Terras do Leripe”, de Cezar Fernandes, Hugo Paulo de Oliveira e Jorge Ronald. A programação continua nesta terça, dia 20, a partir das 20h, com “Dorivando Saravá, o preto que virou mar”, de Henrique Dantas. Na quarta e na quinta, será reexibido “Caymmi – O poeta nas Terras do Leripe”, de Cezar Fernandes, Hugo Paulo de Oliveira e Jorge Ronald, às 20h e 18h, respectivamente. Na sexta à tarde, a partir das 15h30, será o filme “Dorivando Saravá, o preto que virou mar”, de Henrique Dantas.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.