Carlos Augusto solicita ao presidente Lula agilidade na regularização de imóveis em Rio das Ostras

Pedido foi feito nesta segunda, dia 31, durante cerimônia que marcou início das obras da refinaria de Itaboraí

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, solicitou nesta segunda-feira, dia 31, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que o processo da regularização dos imóveis de mais de duas mil famílias de Nova Esperança seja agilizado. O pedido foi feito durante a cerimônia do início das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, que também contou com a presença do governador Sérgio Cabral. O Programa de Regularização Fundiária de Rio das Ostras começou a ser desenvolvido em 2007, em parceria com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Um censo municipal realizado naquele ano indicou que 52% das casas em Rio das Ostras não têm escritura.

– Entregar os títulos de propriedade aos moradores de Rio das Ostras, que há muito tempo vivem em situação irregular, foi uma proposta feita por mim durante a campanha que agora começa a se concretizar. Estamos trabalhando para que até junho todas as residências do Nova Esperança estejam regularizadas – comentou o prefeito, dizendo que mais 10 mil famílias – moradoras dos bairros Ilha, Liberdade, Nova Cidade, Praia Âncora, Nova Aliança, Cidade Praiana, Praiamar e Boca da Barra – também serão atendidas pelo  Programa de Regularização Fundiária.

Durante o evento em Itaboraí, Carlos Augusto também entregou ao presidente um documento no qual descreveu todo o trabalho que está sendo realizado em Rio das Ostras durante o processo de regularização dos imóveis.

– Aproveito para fazer um apelo a todos os prefeitos presentes para que haja planejamento no crescimento das cidades e, assim, possamos evitar o crescimento desordenado e todos os problemas sociais resultantes desse processo – disse Lula, que tem a regularização fundiária entre suas metas de governo.

Esta semana a Prefeitura iniciou o cadastramento socioeconômico dos moradores do Nova Esperança que vivem em áreas do governo federal. O posto fica na Rua Joaquim de Azeredo, 626.

Preocupação social – No sábado, dia 29, o prefeito Carlos Augusto almoçou com o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), interlocutor entre o governo federal e a prefeitura, com o assessor do gerente de Patrimônio da União, Antônio Carlos Barbosa, e o chefe de programas especiais e controlador de Regularização Fundiária, Max Helber, em Rio das Ostras.

Luiz Sérgio enfatizou que este programa da União somente está sendo realizado no município porque o prefeito Carlos Augusto colocou essa questão como prioridade em sua administração.

– Tenho enorme alegria de ajudar Rio das Ostras a realizar o sonho de tantas famílias, mas o mérito é do prefeito, que teve essa preocupação social. Se não existir iniciativa da prefeitura não é possível realizar o programa – destacou o parlamentar.

O assessor do gerente de patrimônio explicou que o título de propriedade dá total garantia do imóvel ao morador. Segundo Antônio Carlos, Rio das Ostras é uma das primeiras cidades do Brasil a realizar o Programa de Regularização Fundiária.

– É a primeira vez que se realiza este programa em um município que não seja a capital – ressaltou Antonio Carlos.

De acordo com o prefeito, o convênio vai estimular o estabelecimento de novos modelos de gestão urbana.

– Vamos ordenar a ocupação do solo, prevenindo que pessoas se instalem em áreas de risco – afirmou Carlos Augusto.

Reunião em Nova Esperança – Ainda no sábado, dia 29, o prefeito Carlos Augusto participou de uma reunião no Nova Esperança para explicar aos moradores os benefícios de regularizar os imóveis da localidade.

– Rio das Ostras cresce no cenário político porque tem infra-estrutura para receber turistas e agora estamos garantindo o direito de propriedade a essas famílias – enfatizou Carlos Augusto.

Também presente ao evento, o deputado Luiz Sérgio disse que Rio das Ostras é a prefeitura que melhor utiliza os recursos dos royalties do petróleo.

Segundo a moradora do Nova Esperança, Guilhermina Luzia, o prefeito Carlos Augusto está realizando um sonho de muitos anos destas famílias.

– É um sonho que vira realidade com a parceria entre o governo federal e municipal. Todos nós ganhamos com o programa – disse Luzia.

 FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.