Caravana do Outubro Rosa e Novembro Azul percorre unidades de saúde
Equipe está esclarecendo dúvidas da população e chamando a atenção para a prevenção de doenças
Homens e mulheres unidos em nome da saúde. Essa é a base da campanha promovida por Rio das Ostras, que une o Outubro Rosa ao Novembro Azul.
Para chegar mais próximo da população, a Secretaria de Saúde montou uma caravana, que percorre as unidades com palestras e atividades lúdicas e educativas. A equipe começou a semana com a visita à Clínica da Família, no Âncora. A campanha segue até 19 de novembro, Dia Internacional de Saúde do Homem.
O foco da campanha da Prefeitura é a prevenção ao HPV (Papiloma Vírus Humano), que pode causar doenças como o câncer de colo de útero e de pênis. Os especialistas dos programas de Saúde da Mulher, do Homem e de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids estão promovendo palestras para a população, em diferentes postos de saúde. Nos encontros, são esclarecidas dúvidas quanto às formas de prevenção, transmissão e tratamento de doenças.
Durante a campanha também estão sendo realizados, sempre que possível, e agendados exames preventivos, como a mamografia e o Papa Nicolau, para as mulheres. Para os homens, estão sendo marcados exames da PSA, que pode detectar o câncer de próstata.
Enquanto aguardava o atendimento na Clínica da Família, Késia Valcássio, de 43 anos, ouvia atenta às explicações dos especialistas.
“Por mais que a gente se informe, veja na televisão, sempre tem coisas que precisamos saber. Por isso essas campanhas são importantes, porque também esclarece dúvidas. Tenho um filho de 18 anos e sempre conversei com ele sobre a importância de ir ao médico e de usar a camisinha!”, diz a moradora.
DSTs – Uma das metas da campanha é mostrar que a principal forma de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis é o uso de preservativo. O uso correto da camisinha durante a relação sexual previne tanto a transmissão do HPV, quanto de outras DSTs, como Sífilis e Aids.
A caravana de saúde também está oferecendo o teste rápido pra diagnóstico de sífilis. Mais de 150 estes já foram realizados desde o início da campanha, em outubro.
CAMPANHA – A campanha Outubro Rosa-Novembro Azul termina em 19 de novembro, Dia Internacional de Saúde do Homem. Nessa data, haverá uma atividade de orientação e educação em Saúde para os alunos da Companhia de Práticas Pedagógicas do 32º Batalhão da Polícia Militar, às 8h30. Às 14h, no Parque da Cidade, as atividades serão destinadas aos idosos do Projeto Feliz Idade, da Secretaria de Bem-Estar Social.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social