Campanha sobre impactos do cigarro no ambiente continua em Rio das Ostras
Palestras, debates e mobilizações acontecem até o próximo dia 26 de agosto em escolas e igrejas do Município
A Prefeitura de Rio das Ostras continua realizando uma série de palestras para alertar a população sobre os impactos do cigarro no ambiente.
A programação é coordenada pelo Centro de Educação Ambiental (Cedro) e acontece em escolas da rede municipal de ensino, além de reuniões e mobilizações junto a igrejas da Cidade.
Nesta terça-feira, dia 15, uma palestra com o tema “Meio Ambiente X Cigarro”, destacando os impactos ambientais que o cigarro causa, aconteceu no auditório Rovane Dantas, no Parque dos Pássaros. A programação segue até o próximo dia 26, quando está prevista uma caminhada na orla do Centro, com a distribuição de folhetos para a população.
Segundo Uellen Bilro, coordenadora do Cedro, todo tipo de resíduo tem relevância. “Além dos males para saúde, o cigarro também causa problemas ao ambiente, como as bitucas que, uma vez descartadas incorretamente, podem contribuir com enchentes, entupimento de bueiros e queimadas”, comenta.
DANOS AO AMBIENTE – Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número estimado de fumantes no mundo é de 1,6 bilhão. Cada fumante joga fora 7,7 bitucas (guimbas) de cigarro por dia. Ou seja, são descartadas diariamente cerca de 12,3 bilhões. Com base nestes números, a campanha da Prefeitura de Rio das Ostras busca sensibilizar a população sobre o cigarro e os danos que causa ao ambiente.
Os danos do tabaco ao ecossistema são incalculáveis, com prejuízos causados ao solo, com a contaminação de alimentos, da fauna e dos rios. Outro impacto ambiental tem como agente os inúmeros casos de incêndios causados pelo cigarro.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS:
17 de agosto – Palestra de Conscientização e convite para engajamento da ação (Grupo de todas as Pastorais da Igreja Católica)
19 de agosto – Palestra de Conscientização e convite para engajamento da ação junto ao Grupo de Escoteiros Leripe
22 de agosto – Palestra de Conscientização e convite para engajamento da ação – ONG Maré
26 de agosto – Culminância da Campanha, com ação na praia. Caminhada de bicicleta para conscientização e distribuição de folhetos – concentração no Iate Clube 9 horas e caminhada até Praia da Tartaruga.
FONTE: ASCOM – PMRO.