Campanha de saúde marca combate à Sífilis em Rio das Ostras
Secretaria de Saúde promove teste rápido de identificação da doença e treinamento de equipe
Rio das Ostras chama a atenção para o combate à sífilis, durante a campanha que une o Outubro Rosa e o Novembro Azul, com uma programação que segue até 19 de novembro.
Durante a caravana da campanha, que percorre diferentes unidades, a equipe do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids fará testes rápidos para detecção da sífilis. Os especialistas também vão promover treinamento sobre a doença aos profissionais de saúde da rede pública. O terceiro sábado de outubro marca a data nacional de enfrentamento da sífilis.
Os testes rápidos para diagnóstico da sífilis estão disponíveis na rede municipal para todos os cidadãos, de forma permanente, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque e no posto de Rocha Leão. No entanto, a Secretaria de Saúde está aproveitando a mobilização em torno da saúde do homem e da mulher para chamar a atenção para a prevenção da doença.Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo e sua erradicação continua a desafiar a saúde pública.
O resultado do teste rápido fica pronto em no máximo 20 minutos. Os profissionais do Programa Municipal de DST/Aids vão realizar os exames e oferecer orientação aos moradores no trailer da Secretaria de Saúde, que vai percorrer localidades de acordo com o cronograma abaixo. Além do teste rápido de Sífilis, as equipes farão atendimento de saúde, de acordo com a demanda espontânea.
No dia 21, terça-feira, a Secretaria de Saúde promove um treinamento sobre a doença para médicos e enfermeiros da Rede Municipal.
SÍFILIS – A sífilis é um doença infecciosa, causada pela bactéria Treponema pallidum e a transmissão acontece principalmente pelo ato sexual e da mãe para o feto através da placenta. A OMS recomenda que as pessoas sexualmente ativas realizem o teste para diagnosticar a doença, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto e má formação do feto.
Confira a programação do Outubro Rosa/Novembro Azul:
22/10 – PS Mar do Norte (Manhã)/ PS Cantagalo (Tarde)
29/10 – PS Âncora (Tarde)
30/10 – PSF Rocha Leão (Manhã)
03/11 – PS Boca da Barra (Tarde)
04/11 – PS Cidade Praiana (Manhã)
10/11 – Clínica da Família Âncora (Manhã)
11/11 – PS Dona Edmeia – Nova Esperança (Manhã)
19/11 – Dia Internacional do Homem – Companhia Pedagógica
da PM e Parque da Cidade
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social