Campanha de Aleitamento Materno é aberta oficialmente em Rio das Ostras
Ações acontecem ao longo do mês, encerrando com “A Hora do Mamaço”, no dia 31 de agosto
Rio das Ostras participa da Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno, quando profissionais da Saúde contribuem para incentivar a amamentação e esclarecer dúvidas de mães e familiares. Este ano, o tema é “Empoderar Pais e Mães para favorecer a Amamentação”, conforme definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação – WABA (sigla em inglês).
A abertura das atividades aconteceu nesta segunda, dia 5, a partir das 9h, com palestras ministradas por profissionais da Saúde na Casa da Vacinação (Posto Dona Edmeia), em Nova Esperança. Ao longo do mês de agosto, várias unidades de Saúde estarão realizando ações educativas sobre o tema.
Segundo a fisioterapeuta Daniela Lima, do Ambulatório de Amamentação do Município, que funciona às segundas-feiras pela manhã, no Posto Dona Edmeia, a campanha acontece com o objetivo de falar sobre a rede de apoio para as mães, além de abordar a importância de participação de todos os familiares próximos para que o aleitamento materno exclusivo aconteça nos primeiros seis meses de vida do bebê e de forma complementar até os dois anos de idade.
“A falta de apoio da família é uma das maiores causas do desmame precoce. Por isso, os profissionais da Saúde têm um papel relevante neste aspecto, pois são eles que acompanham os pais e filhos durante todo o processo”, comentou a fisioterapeuta, que ainda destacou a inauguração de mais dois ambulatórios de amamentação, sendo um em Cidade Praiana, no dia 14, às 9h, e outro no Âncora, dia 15, também pela manhã.
O bom exemplo vem de um pai que acompanhou de perto e ainda dedica boa parte do seu tempo no apoio à sua mulher e a filha recém-nascida. Leandro da Silva Pereira e Thaís Tereza, são carinho e cuidados com pequena Estela. Para ele, foi fundamental ter apoiado a mulher. “Nesse momento, que é tão complexo para a ela, principalmente quando é o primeiro filho e tudo é novidade, estarmos juntos e passando tranquilidade é muito importante, inclusive nesse processo de amamentação, quando podemos ajudar bastante”, disse Leandro.
HORA DO MAMAÇO – O encerramento da campanha será realizado com o evento “A Hora do Mamaço”, no dia 31 de agosto, às 14 horas, na Casa de Cultura Bento Costa Júnior, no Centro, onde ocorrerão atividades culturais e palestras, com o máximo de mães amamentando no mesmo lugar.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.