Campanha bem humorada distribuiu camisinhas
De forma bem-humorada, Rio das Ostras mostrou que é possível brincar o Carnaval de forma consciente. Equipes do Programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde, foram para as ruas durante os quatro dias de festa para estimular a prevenção à Aids e às doenças sexualmente transmissíveis, alinhada à campanha do Governo Federal. Com fantasias coloridas, os profissionais de saúde abordavam os foliões com bom humor.
Com o slogan "Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre", a campanha no carnaval riostrense teve como foco todos os foliões, mas em especial os adolescentes. Preocupada com os jovens, em Rio das Ostras, a Prefeitura criou também a campanha “Adolescência e Aids não combinam”, como forma de chamar a atenção desse público em especial.
Uma equipe de 10 servidores por dia fazia a distribuição de preservativos e de folhetos explicando como utilizá-los. Eles percorriam a orla do Centro, do trecho entre a Praia do Centro e a Tartaruga. Já em Costazul, os profissionais de saúde distribuíam as camisinhas da Praça da Baleia até a Avenida Governador Roberto Silveira.
De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria de Saúde, Bianca Monteiro, a abordagem foi feita tanto na areia da praia como na pista, por onde passaram os blocos. “O mais curioso foi que muitos jovens vinham nos perguntar e pedir orientação sobre como utilizar o preservativo. Outro fato que nos surpreendeu foi com relação a Terceira Idade. Muitas pessoas também queriam o preservativo porque mantinham uma vida sexual ativa”, explicou.
FONTE: SECOM – PMRO.