Banco de Empregos e Assistência Social firmam parceria para empregar população em Rio das Ostras
A parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por intermédio do Banco de Empregos com a Secretaria de Assistência Social, está mudando a vida de muitos moradores do Município com oportunidades de trabalho.
Por meio de parceria com diversas empresas, só no último mês, diversos assistidos pela Secretaria de Assistência Social (Casa do Sorriso, Creas, Ceam e Abrigo) conseguiram vagas de trabalho graças ao trabalho desenvolvido pelo Banco de Empregos. Os novos contratados conquistaram empregos em diversas áreas, como construção civil, comércio, carpintaria, tecnologia e indústria.
Elton Cerqueira da Silva conseguiu uma vaga para Assistente de TI com a ajuda do Banco de Empregos. “O Banco de Empregos da Cidade realmente funciona. O acesso é muito tranquilo. Levei apenas meu documento de identidade e comprovante de residência. Os funcionários prontamente selecionaram a vaga que havia escolhido e passaram as informações.
Após o envio da carta para a empresa, no mesmo dia fui acionado. Agradeço a ajuda da Prefeitura”, esclarece.
“É de suma importância a parceria do Banco de Emprego com o dormitório Casa do Sorriso, pois uma das razões que levam muitos usuários da Casa do Sorriso à situação de rua é o desemprego ou o acesso ao mundo do trabalho de forma precária, o que impossibilita a manutenção de uma moradia e de alimentação. Também chegam muitos imigrantes que buscam alternativas na Cidade para recolocação no mercado de trabalho”, explica o diretor da Casa do Sorriso, Felipe Aguiaro.
Neste projeto, já houve diversos casos exitosos de usuários que puderam seguir a sua vida, alugando seu espaço para morar e até mesmo contribuir financeiramente junto aos seus familiares.
“Em relação às pessoas que estão fora do mercado de trabalho, a grande preocupação do prefeito Marcelino Borba é o resgate da dignidade dos seus munícipes e daqueles que buscam Rio das Ostras para viver. O Banco de Empregos hoje trabalha com um atendimento humanizado, priorizando o que cada cidadão precisa. Também detectamos necessidades da população e encaminhamos para os setores do governo que poderão auxiliar cada demanda, dentro de sua respectiva área. Com essa parceria pontuada em amor, respeito e preocupação com o próximo, temos assistidos do Creas, do Abrigo, do Ceam e Casa do Sorriso empregados e felizes com a oportunidade de uma nova vida”, explica o coordenador do Banco de Empregos, Erick Brandão.
SERVIÇOS – A Casa do Sorriso oferece alimentação, pernoite, banho, higienização das roupas (lavagem) e atividades socioeducativas com a equipe técnica do Dormitório. Foi intensificada a abordagem social às pessoas em situação de rua para acolhê-los e encaminhá-los para a rede de proteção, quando necessário.
A casa está localizada na Avenida Beira Canal, nº40, em Nova Aliança, atrás do Colégio Jacintho Xavier Martins.
CADASTRO – Para participar da Casa do Sorriso, é preciso realizar um cadastro no Centro Especializado de Assistência Social (Creas), na Rua Araguaia, nº 150, no Balneário Remanso. Esta unidade é a porta de entrada para pessoas em situação de rua.