Balanço dos 40 dias da nova gestão ambiental é apresentado para conselheiros

Reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) de Rio das Ostras foi realizada no Parque dos Pássaros
A primeira reunião do ano do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA) de Rio das Ostras aconteceu nesta semana no Parque dos Pássaros. Durante o encontro, realizado na quarta, dia 12, foram apresentados o novo presidente do CMMA, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ricardo Torres, e os conselheiros empossados representando o setor público.
Nos informes gerais, o presidente do Conselho fez um breve relato dos 40 dias da nova gestão. Segundo Torres, ao assumir a Secretaria, encontrou um cenário preocupante na Cidade, que recebe o dobro de turistas no período de verão.
Para solucionar a questão do lixo, o secretário anunciou que algumas medidas vêm sendo adotadas, entre essas, aumentar o efetivo de pessoal da limpeza urbana e realizar uma campanha para orientar a população e o comércio sobre o descarte de resíduos domésticos, dias e horários de coleta.
“Inicialmente, estamos realizando um trabalho educativo e, na sequência, atuaremos na fiscalização, corrigindo condutas em desacordo com a legislação em vigor. Em breve, será reativado o agendamento de serviços de limpeza urbana para retirada de galhada, entulho e inservíveis”, afirmou o presidente do CMMA.
LAGOA E MAR – Torres informou que acompanha desde novembro de 2024, quando começou o governo de transição, os problemas relativos à balneabilidade da Lagoa de Iriry. Para buscar uma solução, tem realizado reuniões junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Rio das Ostras e a Rio + Saneamento.
Um dos caminhos apresentados é a captação de esgoto em tempo seco, criando um cinturão de saneamento no entorno da Lagoa de Iriry. Como medida emergencial, o secretário solicitou uma autorização ambiental ao Inea para retirar as macrófitas aquáticas por meio da limpeza mecanizada.
Foi apresentado ainda o Projeto Praia Saudável que realiza em sua primeira ação no sábado, dia 22, um mutirão de limpeza na praia do Centro em colaboração com ONGs e empresas. Outro evento já agendado, para os dias 14 e 13 de março, são o simpósio e mutirão de limpeza de 17 praias, em parceria com a ONG Mar sem Lixo.
CARNA JAZZ – O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Peleteiro, participou da reunião do CMMA para falar do Carna Jazz 2025. O Conselho aprovou, com ressalvas, e solicitou mais documentos que embasarão a emissão de Autorização Ambiental para realização do evento na APA da Lagoa de Iriry.