Aves silvestres resgatadas ganham liberdade em Rio das Ostras
Ação aconteceu nesta quinta-feira, dia 27, no Parque Municipal
Dezenas de aves silvestres provenientes de duas grandes apreensões ganharam liberdade nesta quinta-feira, dia 27, no Parque Municipal de Rio das Ostras. Os pássaros foram resgatados em duas ações realizadas essa semana pela CPA – Coordenadoria de Proteção Ambiental, que é ligada à Secretaria de Segurança Pública do Município, com apoio da Polícia Militar.
A soltura dos pássaros contou com participação da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e a presença de uma veterinária para atestar a saúde dos animais. Para o secretário da pasta, Ronaldo Paes Leme, é importante trabalhar a consciência ambiental desde a primeira infância. Em ato simbólico, as gaiolas que mantinham as aves em cativeiro foram destruídas.
Alunos da Escola Cero, com idades entre 2 e 5 anos, que visitavam o Parque Municipal, puderam acompanhar de perto o momento de libertação dos animais. Empolgadas, as crianças ajudaram os Guardas Municipais a darem liberdade a 56 aves, como coleiros e canários, entre outras.
Enquanto os pássaros eram reintroduzidos de volta à natureza, a coordenadora da escola, Alessandra Dutra, destacou que esse momento de chegada da primavera é muito importante para mostrar aos pequenos que é preciso preservar o ecossistema. “Precisamos passar esses valores para as crianças porque elas reproduzem com os pais a ideia de preservação dos animais”, disse a coordenadora.
A Prefeitura de Rio das Ostras alerta que capturar, comercializar ou manter em cativeiro aves silvestres é crime previsto em Lei. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.
FONTE: ASCOM – PMRO.