Autoridades de Rio das Ostras planejam ações de Segurança para o Carnaval
Com o objetivo de organizar e tornar a Cidade mais segura para moradores e turistas aproveitarem os dias de folga no Carnaval, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Rio das Ostras, fez um planejamento de ações para todo o mês de fevereiro.
Na última quarta-feira, 5, representantes do poder público se reuniram com órgãos de Segurança e Jurídicos para planejar ações para esse período e para os dias de folia de Momo. O encontro aconteceu na 128ª DP.
Foram debatidos vários assuntos, como a organização dos locais por onde os blocos de Carnaval vão se concentrar e desfilar, o reforço do apoio e segurança aos foliões, cuidados e limitações às crianças e adolescentes participantes da folia, fiscalização e ações com o Conselho Tutelar ao se deparar com crianças alcoolizadas ou sob efeito de drogas acompanhadas e desacompanhadas. Outros pontos discutidos foram a preocupação com as limitações dos vendedores ambulantes após o horário permitido, fiscalização das vendas e uso de embalagens de vidros, a ampliação de fiscais da Coordenadoria Geral de Fiscalização e Postura (Comfis), a fiscalização de transportes clandestinos, entre outros temas importantes para manter a ordem e a segurança de toda a população.
A previsão é de que as operações já comecem a acontecer no Município neste sábado, dia 8.
De acordo com o Delegado Carmelo Santalúcia, a 128º DP tem sido destaque nas investigações, realizando grandes operações com o entrosamento das forças policiais.
“ No ano de 2019, a Delegacia obteve o primeiro lugar na classificação do índice de produtividade investigativa dentre as delegacias de porte médio e conseguimos o segundo lugar geral se consideradas todas as delegacias do Estado. O entrosamento e as ações conjuntas com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e diversos órgãos municipais resultaram na melhoria dos índices de Segurança Pública da Cidade”, afirmou.
O Subsecretário de Segurança Pública, Renato Bersot, ressaltou a importância da integração dos órgãos públicos competentes.
“A integração dos órgãos competentes é um passo importante para combater a criminalidade. Antes do feriado de carnaval já iniciaremos as operações e contando com todo o suporte necessário para o sucesso das ações”, contou Renato.
A Promotora de Justiça, Érika Conceição Lopes Pinto, comentou o resultado da diminuição dos índices de violência. “Pude acompanhar a diminuição dos índices de violência em Rio das Ostras. A integração entre os órgãos de Segurança tem dado resultados visíveis e significativos para a região”, destacou a Promotora.
No encontro, estiveram presentes representantes das secretarias de Governo, das Polícias Civil e Militar, do Poder Judiciário e da Associação de Blocos Carnavalescos de Rio das Ostras.