Aula de zouk, exposição e clipes levam cultura de Rio das Ostras à rede social

 

Iniciativas fazem parte do projeto “Sou Cultura em Casa”

 

O projeto “Sou Cultura em Casa” chega à sua terceira semana com mais atrações artísticas online. Desta quarta a domingo, dia 5, vídeos publicados no Facebook da Fundação Rio das Ostras de Cultura (https://www.facebook.com/frcriodasostras1997/) levam arte e entretenimento para todos que estão em suas residências como forma de prevenção ao coronavírus (Covid-19). A programação é variada e inclui de videoaula de Zouk a exposição de artes plásticas virtual.

 

 

Nesta quarta, dia 1º, às 18h30, o instrutor de dança Cacau Mendes introduz os internautas no ritmo do Zouk com videoaula. Na quinta, dia 2, às 20h, vão estar online clipes e vídeos dos artistas Marquinhos Dutch, Rafael Spitz, Luiz Felipe Oliveira com Dalton Freire, Thiago Barroso e Bomfim Rodriguez. Sexta, dia 3, às 20h, entra no ar o curta-metragem “Mulheres de Enxada”. Completando a programação virtual, sábado, dia 4, às 20h, tem exposição “Identidade Visual” e no domingo, dia 5, às 16h, o vídeo recreativo e educativo de Ulisses Andrade, da Rede Municipal de Ensino.

 

 

PROJETO – A Fundação Rio das Ostras de Cultura desenvolveu o projeto para continuar a levar a arte até as pessoas nesse momento no qual todas as unidades que gerencia, como Teatro Popular e Biblioteca Pública, estão fechadas. Para dar continuidade ao projeto, vai lançar o Festival “Sou Cultura em Casa”, garantindo assim o financiamento público dos projetos de vídeos produzidos por artistas da Cidade selecionados em edital.

 

 

PROGRAMAÇÃO:

 

 

Quarta-feira, dia 1º, às 18h30

 

Aula de Zouk para iniciantes com o instrutor de dança Cacau Mendes

 

Coreógrafo e campeão mundial de dança de salão por oito anos consecutivos, Cacau Mendes ministra videoaula ensinando os passos básicos de Zouk, ritmo caribenho que conquistou o mundo.

 

Cacau Mendes já se apresentou e participou de concursos de dança na França, Suíça, Inglaterra, entre outros países. Atualmente, é professor de dança da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

 

 

Quinta-feira, dia 2, às 20h

 

Clipes e vídeos de artistas atuantes na Cidade

 

 

“Em algum lugar” e “História de Amor”, de Markinhos Dutch; “ Crime no Colchão”, de Rafael Spitz; “Vou Vivendo”, de Pixinguinha, por

 

Luiz Felipe Oliveira e Dalton Freire; além de vídeos de apresentações dos músicos Thiago Barroso e Bomfim Rodriguez.

 

 

Sexta-feira, dia 3, às 20h

 

Curta-metragem “Mulheres da Enxada”

 

 

Sinopse:  Histórias de mulheres que vivem na luta pela terra são contadas no curta-metragem documental dirigido por Patrick Nunes, produtor cultural formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). As filmagens foram realizadas no Assentamento Osvaldo de Oliveira, em Macaé (RJ), primeiro no formato de Projeto de Desenvolvimento Sustentável na Região Sudeste.

 

 

Sábado, dia 4, às 20h

 

Exposição “Identidade Visual”

 

 

Sinopse: O vídeo relata o processo criativo e de montagem dos trabalhos da exposição “Identidade Cultural”, que ocupou a Casa de Cultura Bento Costa Júnior. A mostra nasceu a partir de um trabalho de consultoria artística, realizado por Rodrigo Pontes, diretor da Casa de Cultura, com o objetivo de criar peças de artesanato com a “cara” de Rio das Ostras. Participaram desse projeto, que resultou nas peças reunidas na exposição, integrantes do Ateliê Vera Luzente.

 

 

Domingo, dia 5, às 16h

 

Vídeo recreativo e educativo de Ulisses Andrade

 

 

Professor e escritor, Ulisses Andrade integra a Rede Municipal há mais de 13 anos. Atualmente, também tem um canal no YouTube com conteúdos educativos e, durante esse período de isolamento social como prevenção ao coronavírus, tem postado vídeos para ajudar os país a interagirem com os filhos.

 

FONTE: ASCOMTI – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.