Atividades variadas promovem aprendizado lúdico no início do ano letivo em Rio das Ostras
EDUCAÇÃO INFANTIL – O lúdico e a imaginação dos pequenos são trabalhados com vídeos de contação das histórias ‘Margarida friorenta’, de Fernanda Lopes de Almeida, e ‘Dona Baratinha’, de Ana Maria Machado, por exemplo. De acordo com os coordenadores da subsecretaria pedagógica, jogos educativos como os da memória e quebra-cabeças são inseridos na plataforma porque auxiliam no desenvolvimento do raciocínio rápido, da noção espacial e da memória fotográfica das crianças. Vídeos de recreação, apresentações culturais e atividades de educação maker e robótica também são destinadas aos pequenos.
ANOS INICIAIS – Para continuar a introduzir os conteúdos de letramento e matemática para as crianças a partir dos 6 anos de idade, a plataforma mistura ludicidade e habilidades a serem desenvolvidas nessa etapa da vida escolar. Jogos como o da forca e da memória, por exemplo, fazem parte das atividades disponibilizadas, assim como uma conversa sobre os tipos de Artes, no Bloco ‘Fazendo Artes’, e alguns conceitos de construção e engenharia com atividades maker, no Bloco ‘Robótica’.
ANOS FINAIS E EJA – Na etapa em que o estudante já tem solidificado o domínio da escrita, leitura e do cálculo, as atividades disponibilizadas na plataforma EVIRTU@L Aluno visam ampliar a capacidade e a criticidade. No Bloco ‘Contando Histórias’, quatro vídeos fazem um passeio pela obra do escritor Machado de Assis e apresentam o contexto histórico no qual viveu. São convidados a conhecer, ainda, a arte do Lettering, técnica de desenhar letras e palavras com papel e canetinhas diversas, como conta no vídeo a professora Cleide Corrêa. A recreação e o cuidado com o corpo não ficam de fora e, no Bloco ‘Jogos Recreativos’, algumas atividades são propostas pelos professores da subsecretaria de Esporte e Lazer.
PAIS APROVAM ATIVIDADES – Silvânia da Silva, mãe de Ana Luiza Azevedo Gurgel, aluna da E. M. Nadir Salvador, conta que a filha já iniciou a execução das atividades e vem gostando bastante. “Na plataforma tem jogos de memória, quebra-cabeça, conto de histórias e ela está amando”, afirma, incentivando os pais a acessarem esses conteúdos. Silvânia, que dedica um tempo diário a acompanhar Ana Luiza nas atividades, lembra que no ano passado a filha ficou mais desmotivada a participar. “Agora ela está mais animada! Acho que mais consciente que será online”, conclui.
A Apostila 1 com os conteúdos preparados pelos professores pode ser retirada na versão impressa nas unidades escolares e, a partir da próxima segunda-feira, 22, também pode ser acessada pela plataforma EVIRTU@L Aluno.
FONTE: ASCOMTI – PMRO.