Atividades interativas motivam acesso dos alunos de Rio das Ostras à plataforma virtual

 

 

Contação de histórias, Educação Maker e materiais adaptados para Inclusão são encontrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem

A Secretaria de Educação de Rio das Ostras não tem medido esforços para motivar os alunos a desenvolver o hábito de estudar por meio da Plataforma EVirtu@l. Entre as ferramentas utilizadas para promover o acesso a esse ambiente de aprendizagem online estão a realização de aulas mais interativas e de materiais pedagógicos que estimulam a leitura e a prática cultural.

 

“Todas as atividades disponibilizadas permitem que os alunos trabalhem diversas áreas do conhecimento e componentes curriculares por meio de vídeos e sites interessantes destacados pelos professores de cada turma”, explica Valéria Bragança, subsecretária Pedagógica.

 

No Ambiente Virtual de Aprendizagem, estudantes de diferentes segmentos da Rede Municipal de Ensino podem ter acesso a conteúdos variados. Estão disponibilizados desde vídeos de Contação de Histórias, que desenvolvem a imaginação e a linguagem dos alunos mais novos, até aulas online de Educação Maker.

 

“Nossas atividades impulsionam os alunos como ‘fazedores de soluções’ em prol de um mundo colaborativo e dão continuidade ao desenvolvimento do pensamento computacional. A ideia é que eles coloquem a ‘mão na massa’ para realizar construções divertidas de protótipos”, detalha Luemy Ávila, coordenadora de Educação Maker da Rede Municipal.

 

ACESSO E INTERAÇÃO –  O acesso é feito pelo banner EVirtu@l Aluno disponibilizada na página inicial do Portal da Prefeitura. Estudantes e responsáveis podem pedir às unidades escolares a emissão em arquivo digital da Carteira do Estudante com senha e login para que os alunos ingressem no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

Uma novidade que deve ser implantada em breve e já se encontra em fase avançada de testes é a comunicação por mensagens entre professores e alunos. Com essa funcionalidade, os docentes poderão enviar links para todos os estudantes da turma e ainda agendar aulas ao vivo por meio dos diversos aplicativos disponíveis para videoconferência.

 

INCLUSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA – Para alunos da Educação Inclusiva, o EVirtu@l disponibiliza vídeos e atividades adaptadas feitos pelos professores das Salas de Recursos Multifuncionais. Com a supervisão dos responsáveis, os estudantes são convidados a desenvolver as atividades durante esse período de isolamento social.

 

Também as aulas de Educação Física não foram esquecidas e logo os professores que atuam na subsecretaria de Esporte e Lazer terão um espaço dentro da plataforma EVirtu@L Aluno. O objetivo é compartilhar aulas com ideias para práticas esportivas e de recreação adaptadas até para quem tem pouco espaço em casa.

 

CALENDÁRIO ESCOLAR 2020 – A definição do novo Calendário Escolar da Rede Municipal de Rio das Ostras acontecerá após o término do período de isolamento social. Enquanto isso, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE), a Secretaria Municipal vem disponibilizando aulas de todas as disciplinas na plataforma EVirtu@L Aluno.

 

“Segundo o relatório do Conselho, a partir do Ensino Fundamental é possível que as atividades remotas sejam consideradas no calendário escolar”, afirma Mauricio Henriques, secretário de Educação de Rio das Ostras. O gestor faz referência ao Parecer 5/2020 do CNE que destaca a possibilidade de atividades não presenciais serem computadas no cumprimento da carga horária.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.