Arthur Moreira Lima emociona público na Praia do Centro
A Orla do Centro de Rio das Ostras ficou em silêncio para ouvir o piano do maestro Arthur Moreira Lima, no último dia 23.
Centenas de moradores e turistas se encantaram com a apresentação do músico, que já percorreu quase todo o Brasil em seu projeto Um Piano pela Estrada. No município, a iniciativa teve apoio da Prefeitura de Rio das Ostras.
Tocando um piano de cauda, sobre um caminhão-baú, Arthur Moreira Lima apresentou clássicos internacionais, como “Jesus, alegria dos homens”, de Johann Sebastian Bach, e “Sonata ao Luar”, de Ludwig van Beethoven.
Mas o ponto alto da apresentação foram as obras dos compositores nacionais. O público vibrou ao som de “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos e “Apanhei-te, Cavaquinho”, de Ernesto Nazareth. O pianista incluiu também no repertório as contribuições do músico Radamés Gnattali, que transcendeu a barreira entre o clássico e o cancioneiro popular brasileiro. De Radamés, Moreira Lima mostrou dois estudos em ritmo de Choro, sobre temas de músicos populares como Billy Blanco (“Encontro com a saudade”) e Garoto (“Duas contas”). Para completar, a plateia ainda teve a oportunidade de assistir a belas execuções de “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “Carinhoso”, de Pixinguinha.
De barulho, somente as palmas ao final das execuções. “Esse projeto é a minha grande realização como músico e como cidadão. Em todos os cantos do Brasil as pessoas param e escutam a música, com atenção”, disse satisfeito o maestro. Ele ainda agradeceu a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, pelo apoio local à iniciativa.
PROJETO – “Um piano pela estrada” é um projeto de inclusão social e musical, com objetivo de levar cultura a todos os lugares do Brasil. Em seu caminhão-teatro, Arthur Moreira Lima viaja pelo País, mostrando que a música clássica pode estar ao alcance de todos.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo