Artesãos de Rio das Ostras recebem Carteira Nacional

Artesãos de Rio das Ostras recebem Carteira Nacional

Solenidade de entrega aconteceu na Secretaria de Turismo na segunda, dia 15

Os artesãos de Rio das Ostras receberam nesta segunda-feira, 15 de agosto, as Carteiras Nacionais, que reconhece a atividade como profissão, numa solenidade no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com a presença do coordenador do Programa de Artesanato do Estado, Marcel Vasconcellos.

Cerca de um mês depois do cadastro realizado no Município, 41 artesãos já estão de posse das Carteira e já podem contar com os benefícios como a participação em feiras e eventos realizados pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), divulgação do trabalho e projetos destinados somente aos artesãos, descontos em lojas para compra de matéria-prima, ações de qualificação e acesso a microcréditos especiais.

O coordenador Marcel, além de parabenizar os artesãos, colocou mais uma vez a Secretaria de Estado de Turismo, responsável pelo Programa de Artesanato no Rio, à disposição para atender as necessidades dos profissionais locais. “Nosso compromisso é conhecer a realidade dos Municípios e atender às necessidades dos artesãos. E é fundamental a parceria com a Secretaria Municipal de Turismo porque é aqui que se conhece as demandas de vocês”, disse.

A solenidade também contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Aurora Siqueira, e do diretor da Casa de Cultura e do Museu de Sítio, Rodrigo Pontes, representando a presidente da Fundação de Cultura, Cristiane Regis. Em seu pronunciamento, Rodrigo disponibilizou o Projeto de Mentoria Artística, oferecido pela Fundação, que trabalha com a identidade da Cidade junto aos artesãos.

Emocionada, a secretária Aurora falou sobre a satisfação de ver o resultado de um trabalho que começou há três anos. “Ver vocês recebendo a Carteira Nacional do Artesão é a certeza de que todo trabalho que estamos fazendo, vale a pena. Busquei essa aproximação com o Estado e fui prontamente atendida. O trabalho do artesão é muito importante para o desenvolvimento do Turismo em Rio das Ostras”, falou.

Gilberto de Souza, que recebeu a Carteira Nacional das mãos de Marcel Vasconcellos, comemorou o reconhecimento. “Esta é uma oportunidade excelente de reconhecimento do nosso trabalho”, disse o artesão que trabalha com objetos confeccionados com madeira de reaproveitamento.

CADASTRO CONTINUA – O artesão que não fez seu cadastramento pode fazê-lo na Secretaria de Turismo (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro s/nº – Extensão do Bosque) às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, ou na Fundação de Cultura sempre às quartas-feiras, das 9h às 12h.

O cadastro é gratuito e o artesão deve comparecer com uma foto 3X4 recente, cópias do comprovante de residência, Carteira de Identidade, CPF, PIS/PASEP ou a última contribuição do INSS (caso tenha). Lembrado que é preciso apresentar um produto finalizado e uma peça inacabada, que deverá ser finalizada no local para avaliação.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.