Alunos e professores aprendem mais sobre astronomia em Rio das Ostras
Palestra fez parte da programação do Projeto “Conectando Saberes”, da Casa da Educação, voltado para professores da Rede Municipal
Um espaço de escuta dos professores, partilha de experiências e projetos pedagógicos foi criado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras. Por intermédio do “Conectando Saberes”, regentes de turmas dos diferentes segmentos podem refletir e colaborar com as práticas na sala de aula. Nesta semana o projeto foi dedicado aos educadores dos Anos Finais, mas toda a comunidade escolar pôde ser beneficiada com palestras sobre a astronomia ministradas por Reinaldo Ivanicska, diretor do Planetário de Nova Friburgo.
Na quinta-feira, dia 27, o professor Reinaldo deu uma aula especial na Escola Municipal Fazenda da Praia, no Mar do Norte, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na palestra, o especialista falou sobre os planetas, os instrumentos de observação dos astros e as viagens espaciais. Um dos estudantes, Maxsuel Felipe Souza, de 11 anos, pôde vivenciar uma experiência diferente.
“Foi muito interessante vestir a roupa de astronauta e saber que ela tem diferentes funções, como manter a temperatura do corpo. Gostei muito de aprender sobre a gravidade”, afirmou Maxsuel depois de ver os slides com imagens espaciais e acompanhar as explicações de Reinaldo, que também está à frente do Clube de Astronomia de Nova Friburgo.
A programação continuou à noite, no auditório da Escola Municipal Francisco de Assis Medeiros Rangel, com a palestra “A Astronomia e o Ensino”, aberta a educadores, estudantes e comunidade. Segundo Reinaldo, que é professor, ao aprender sobre astronomia, os alunos se sentem motivados a ampliar o conhecimento. “Quando percebem que a Ciência possibilitou tantas descobertas e levou o homem ao espaço, se sentem motivados a estudar”, acredita.
“Eu já pesquisava sobre os planetas e as viagens espaciais e aqui pude aprender ainda mais. Quero continuar pesquisando e, quem sabe, no futuro trabalhar na área de astronomia”, sonha o estudante Murilo Lemos, de 13 anos, que cursa o 8º ano na Escola Municipal Fazenda da Praia.
Segundo o professor de Ciências Thiago Jandre Garcia, que atua na Coordenação dos Anos Finais da Rede Municipal, o “Conectando Saberes” deverá trazer outros momentos de reflexão e aprendizado para os educadores. “Essas trocas de experiências são sempre muito positivas e ajudam a desenvolver as práticas pedagógicas”, destaca.
CONECTANDO SABERES – Desenvolvido pela Coordenadoria de Avaliação, Acompanhamento Pedagógico e Formação – Casa da Educação, o Projeto Conectando Saberes atende, a cada semana, professores de um determinado segmento. Assim, regentes de Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem ter momentos para o diálogo e aprendizado de saberes pedagógicos.
FONTE: ASCOM – PMRO.