Alunos de Rio das Ostras participam de lançamento do Circuito de Trânsito

Projeto reproduz as ruas, com sinais e semáforo, para ensinar alunos como se portar como condutores de veículos e pedestres 

Durante a semana de aniversário de Rio das Ostras, comemorado no dia 10, foi lançado o Circuito de Trânsito, voltado para alunos de Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

O projeto de Educação para o Trânsito ensina, de forma lúdica, os estudantes a se locomover com segurança como condutores de veículos e pedestres.

 

O Circuito do Trânsito é uma parceria das secretarias de Educação, de Segurança Pública e de Transportes Públicos, Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Entre os dias 4 e 8 de abril, cerca de 750 estudantes de 10 unidades de ensino participaram das atividades do Circuito no Centro Esportivo Chico Leite. Cada estudante pode se revezar nas funções de motorista, conduzindo carrinhos feitos com material reciclado, e de pedestre.

 

Ruas com sinalização, curvas, cruzamento, semáforo e faixa de pedestres foram reproduzidas no Circuito. As crianças aprenderam o significado de alguns sinais de trânsito e em seguida puderam simular de forma lúdica situações vividas no trânsito da Cidade.

 

O lançamento fez parte da programação pedagógica organizada pela Secretaria de Educação para comemorar o aniversário de Rio das Ostras. Um novo Circuito do Trânsito deverá acontecer em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito. O Circuito integra o Projeto Sou + Bike, de Educação para o Trânsito.

 

ENSINAR DE FORMA LÚDICA – Coordenadora de Educação para o Trânsito, Fernanda Rezende conta como surgiu a ideia do Circuito. “Em 2014, fizemos uma parceria com uma empresa de seguros, que trouxe uma atividade semelhante para a Cidade com um resultado muito positivo por ser um trabalho didático e lúdico. Decidimos fazer nosso próprio projeto, idealizado no ano passado, que está sendo lançado agora”, conta a representante da Secretaria de Educação.

 

“Os trabalhos de Educação para o Trânsito começaram a fazer parte de um rol de exigências dos órgãos relacionados ao trânsito e mobilidade urbana. Muito mais do que cumprir uma obrigação, ensinar as crianças sobre os itens básicos de sinalização é ajudar a construir um futuro com um trânsito mais humano. Com essa linha de comprometimento e esperança é que desenvolvemos o Circuito”, explica Eduardo Almeida, Diretor de Mobilidade Urbana da Secretaria de Transportes Públicos.

 

Para o representante da Secretaria de Segurança Pública, o guarda municipal Gilliard Silveira, trabalhar na educação para o trânsito com estudantes é formar multiplicadores de informação. “As crianças são muito atentas e aprendem rapidamente. Acreditamos que vão lembrar os pais, quando estiverem junto com eles no trânsito, de seguir a legislação, evitando andar sem capacete na moto, usando o cinto de segurança e não ultrapassando os limites de velocidade”, reforça Silveira, que é diretor do Departamento de Infrações no Trânsito.

 

ALUNOS APRENDEM LIÇÕES – Estudantes da Escola Municipal Alberto Jorge, depois de participar do Circuito de Trânsito comprovaram ter aprendido as lições. “Quando o sinal está verde, o carro pode ir em frente, mas se ficar vermelho, tem que parar. Também aprendi que a placa de preferência é para deixar o outro carro passar”, conta Ludmila Tinarelli. “Tenho que atravessar na faixa do pedestre quando o sinal estiver verde para mim e os carros pararem”, completa Artur Soares.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.