Alunos da Rede Municipal aprendem a fazer papel reciclado
Monitores preservam o meio ambiente e transmitem o conhecimento para os colegas
Participam das aulas, ministradas na Secretária de Educação pela professora Sônia Coutinho, 20 alunos que vão repassar o conhecimento para os demais colegas de turma. "Os professores de Educação Artística de 5ª a 8ª série já fizeram a Oficina e, com o apoio dos estudantes que estão no curso agora e vão atuar como monitores, poderemos envolver toda a escola na reciclagem de papel", explica a educadora Selma Nunes, uma das coordenadoras do Neam.
O estudante Raul Miranda, de 14 anos, que cursa a 8ª série no Ciep Municipalizado Mestre Marçal, elogia a iniciativa do curso. "Estou aprendendo a preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a criatividade. Além de ajudar a economizar material na escola, poderei confeccionar produtos para comercializar", afirma.
Na opinião de Sabrina Machado, 13 anos, aluna da 8ª série da Escola Municipal Pedro Moreira, o curso está sendo um importante aprendizado ecológico. "Descobri que materiais como a casca de cebola, que achava que não tinham utilidade, podem ser reaproveitados e dar origem a papéis muito bonitos", diz.
"Através do curso os alunos têm a oportunidade de desenvolver uma maior consciência ecológica e uma nova relação com a natureza, além de aperfeiçoar o potencial artístico", afirma a professora Sônia Coutinho, que integra a Oficina de Papel Artesanal do Museu do Ingá, em Niterói.
O Neam reúne integrantes das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.FONTE: SECOM – PMRO.