Agricultura familiar é incentivada em Rio das Ostras

Pequenos produtores do Município comercializam seus produtos em feiras montadas semanalmente na zona rural e na área central

Produtos de qualidade direto do campo para mesa dos consumidores podem ser encontrados na Feira da Agricultura Familiar, que funciona em Cantagalo, Zona Rural de Rio das Ostras. Os produtores se revezam no espaço, que funciona próximo da Praça Waldemar Alves Barcelos, entre quarta e domingo, sempre das 8h às 18h. 

Para o diretor do DEAP – Departamento de Agricultura e Pecuária da Prefeitura, Anselmo Nazário, além de escoar a produção local, a feira também objetiva atender quem passa diariamente pela localidade. “Percebemos uma grande procura pelos produtos daqui pelas centenas de pessoas que utilizam a estrada como acesso à ZEN – Zona Especial de Negócios e Macaé, principalmente para deslocamento até o trabalho. Com o isso, esperamos que nossos produtores tenham ainda mais sucesso nas vendas”, comentou. 

O vendedor Elzo Gonçalves é de Macuco, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Toda semana, ele passa pela Estrada de Cantagalo para vender seus produtos, principalmente roupas, para os comerciantes da região. Para ele, a possibilidade de adquirir produtos de qualidade é um diferencial. “Agora já sei onde posso conseguir aquele queijo e o bolo que tanto gosto. Tudo aqui é feito com muito carinho e qualidade. Outro diferencial é o atendimento. Os produtores nos recebem com muito bom humor”, comentou Elzo. 

QUALIDADE E BOM ATENDIMENTO – No Centro de Rio das Ostras, a produção de Cantagalo também pode ser encontrada na feira que é montada na Travessa Veronica Martins, todos os sábados pela manhã, entre 7h e 12h. A mesma qualidade no atendimento é o diferencial para quem habitualmente compra os produtos no local. É o caso de Adilson dos Anjos, que frequenta a feira há muitos anos. “Aqui sempre conseguimos preços mais acessíveis e produtos com qualidade”, disse.  

O produtor rural José Araújo Barbosa destaca que foi um dos fundadores da feira que funciona no Centro. “Há mais de 20 anos é a forma que encontro para escoar a produção de coco, queijo, acerola e feijão, aumentando assim minha renda familiar”, disse, destacando que os irmãos dele também plantam e comercializam no local.

Uma outra feira funciona na localidade de Enseada. O espaço que é frequentado por moradores da região, também ajuda na divulgação de produtos produzidos de forma artesanal.Nilcéia dos Santos veio de Itaperuna e escolheu Rio das Ostras para morar e ter qualidade de vida. Ela comercializa panos de prato, entre outros produtos. Para a feirante, a participação dos moradores ainda é discreta, mas com tendência de ser intensificada.

Mesma opinião tem o casal Ricardo e Carmélia Guerra Peixe que vende biscoitos, doces e um alho natural triturado especialmente trazido da região serrana do Rio de Janeiro. Eles dizem que em breve trarão novos produtos naturais para serem comercializados. “Teremos picles, geleias de frutas e compotas. Tudo feito com muito carinho e qualidade”, destacou Ricardo.

A feira que funciona no Enseada é montada toda sexta-feira, entre 7h e 12h.

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.