Advogada de Rio das Ostras lança livro sobre advocacia racial em São Paulo

Advogada de Rio das Ostras lança livro sobre advocacia racial em São Paulo

Coletânea “Novas Perspectivas do Direito Antidiscriminatório – Advocacia Racial” traz reflexões sobre cotas, legislação abolicionista, crimes de racismo e injúria racial, entre outros

A advogada de Rio das Ostras, Mariângela de Castro, se torna referência nos debates sobre a advocacia racial. Ela integra um grupo de profissionais que lançaram o livro “Novas Perspectivas do Direito Antidiscriminatório – Advocacia Racial”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São Paulo, no dia 18. A coletânea é coordenada pelo professor Irapuã Santana e Caroline Ramos e surgiu como conclusão do curso de Capacitação em Advocacia Racial.

Na obra da editora JusPodivm são retratados aspectos técnicos do Direito quanto a temas relacionados a histórico e tópicos de análises raciais, como a legislação abolicionista, os julgamentos do STF mais relevantes sobre cotas raciais nas universidades e nos concursos públicos, os crimes de racismo e injúria racial, redução da maioridade penal, autos de resistência e violência doméstica. “Escrever este livro era um objetivo desde quando estava em Brasília. Desta vez, conseguimos reunir os alunos interessados em contribuir para o debate social sobre temas tão relevantes”, disse o organizador, professor Irapuã Santana.

Em seu artigo, a advogada de Rio das Ostras traz ponderações, dados e apontamentos sobre os limites constitucionais e infraconstitucionais da busca e apreensão. “Um material rico construído por meio de pesquisa bibliográfica combinada com pesquisa quantitativa, trazendo apontamentos sobre a fundamentação para a invasão de domicílio quando efetuada sem autorização judicial”, conta Mariângela de Castro.

Este é o segundo livro coletivo da profissional de Rio das Ostras. “Se tornar referência para outros advogados é uma das satisfações em escrever e compartilhar conhecimentos. Estas participações abrem caminho para a vontade que tenho de escrever um livro individual”.

SOBRE LIVRO – O material também discute as instituições e políticas públicas sob o ponto de vista da temática racial. Para tanto, produz conteúdo propositivo a fim de dar subsídios para que os novos desenhos não persistam na exclusão da população negra brasileira.

 

Para adquirir o livro basta acessar o link https://www.editorajuspodivm.com.br/novas-perspectivas-do-direito-antidiscriminatorio-advocacia-racial-2023

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.