Ações educativas marcam as inscrições no OdontoSesc em Rio das Ostras
Ao todo, foram 320 senhas distribuídas na terça e atendimentos começam na quarta, 26
Como resultado da parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras e o Sesc RJ, na terça, 25 de outubro, 320 moradores se inscreveram para atendimento odontológico gratuito pelo Projeto OdontoSesc.
As senhas começaram a ser distribuídas às 9h em frente à unidade móvel do Projeto, instalada na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, na Extensão do Bosque. Além do cadastramento, o evento contou com atividades lúdicas e de Educação em Saúde.
Dos cadastrados, 160 pessoas receberam senhas para atendimento imediato e outras 160 serão atendidas conforme os primeiros pacientes concluam seus tratamentos no Projeto.
A coordenadora do OdontoSesc, Taís Feris, disse que além do tratamento odontológico, o Projeto inclui atividades educativas envolvendo o público no local da unidade móvel e nas escolas municipais.
“O trabalho nas escolas inclui palestras, atividades lúdicas, esquetes de teatro e a promoção de uma Feira de Saúde. O objetivo é que os alunos virem multiplicadores de informações de Saúde”, contou a coordenadora.
Moradora de Cidade Praiana, a confeiteira Eduvirges Lima de Souza estava feliz de ter conseguido garantir tratamento para ela e para os dois filhos adolescentes.
“Quem me informou sobre o projeto foi a Agente Comunitário de Saúde e eu pensei logo: ‘não posso perder’. Vai ser muito bom esse tratamento pra mim e pros meus filhos”, disse.
TRATAMENTOS – A Unidade Móvel oferece tratamentos odontológicos de Atenção Básica, como restaurações, extrações simples, raspagens, limpeza e radiografias, além de atividades educativas e de promoção em saúde.
Eliza Nascimento, coordenadora do Programa de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, explicou que a parceria com o Sesc RJ reforça os serviços oferecidos pelo Município na Rede Pública.
“Essa parceria é muito positiva porque amplia a oferta dos tratamentos que já são rotineiramente oferecidos nas unidades básicas de saúde. Lembrando que os casos que necessitarem de atendimento especializado serão encaminhados ao Centro de Especialidades Odontológicas do Município”, completou Eliza.