Abertura dos Jogos Escolares de Rio das Ostras destaca espírito olímpico
A integração entre os alunos foi destaque na manhã desta segunda-feira, dia 2, na Abertura dos Jogos Escolares de Rio das Ostras – Jero. Em ritmo de festa, a cerimônia marcou o início da semana que será recheada de muito esporte e confraternização entre as escolas. A competição vai reunir cerca de 2500 estudantes de 37 instituições de ensino, entre unidades municipais, estaduais e particulares.
A tradicional solenidade de abertura, realizada na quadra poliesportiva do Colégio Municipal Professora América Abdalla, foi marcada por simbolismo e animação entre os estudantes participantes. O evento contou com o desfile das delegações escolares, com apresentação musical da banda estudantil do colégio anfitrião, além do tradicional desfile e acendimento da chama olímpica do evento.
“Esse é um momento muito importante para a Educação. O Jero incentiva a integração, a cooperação e a alegria dos nossos alunos. Além das escolas municipais, temos a participação de instituições estaduais e privadas de forma harmônica e integrada. Será uma semana inteira de muitas atividades esportivas espalhadas em vários polos”, destacou o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Maurício Henriques Santana.
“Muito atletas surgem a partir dos eventos esportivos das escolas. Por isso é tão importante promover eventos como o Jero. Eu trouxe alguns professores das áreas de esporte para observarem os alunos e inseri-los em projetos desenvolvidos pelo Município”, disse Alberto Moreira Jorge (Betinho), assessor de Esporte e Lazer.
Baseado nos princípios olímpicos, o Jero é uma das principais movimentações estudantis e esportivas do município. “É com grande orgulho que fazemos essa grande festa. Que vocês, alunos, sintam juntos essa alegria, se divirtam muito e se dediquem durante essa semana para os bons resultados”, disse a coordenadora do evento, Rélica Felix.
MODALIDADES – Os jogos reúnem as modalidades de futsal, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo, corrida de rua, futebol de campo, xadrez, vôlei de praia, queimada e paraesporte. A modalidade paraesporte é voltada para os alunos com deficiência intelectual que vão competir em provas de atletismo.
As disputadas vão contemplar o público feminino e masculino, dividido em categorias A (nascidos entre 2009 e 2011) e categoria B (nascidos entre 2006 e 2009), além dos Anos Iniciais (nascidos em 2012 e 2013). Os jogos serão realizados em nove pontos do município, entre unidades escolares, Estádio Emília Rosa Guimarães, Centro Esportivo Chico Leite, Lagoa do Iriry e Praia do Bosque.
Na sexta-feira, dia 6, a cerimônia de encerramento vai premiar os destaques nas modalidades, incluído o título “fair play” para unidade que evidenciar os valores essenciais do esporte e da vida em sociedade.
PRESENÇAS – Estiveram presentes os vereadores Maurício Braga Mesquita, presidente da Câmara Municipal, João Francisco de Souza Araújo, líder do governo na Câmara, Rogério Belém da Silva – primeiro secretário, Sidnei Mattos filho, segundo secretário, Aurora Cristina Siqueira, secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Jorge Mazzo, coordenador da Defesa Civil.