Agentes Comunitários de Rio das Ostras participam de capacitação sobre hanseníase
Técnicos de enfermagem e recepcionistas das unidades de saúde também participaram do curso
Agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem e administrativos que atuam na recepção das unidades básicas de saúde e de estratégia de saúde da família de Rio das Ostras participaram, na última semana, de uma capacitação sobre Hanseníase.
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é preparar esses profissionais para identificar pacientes com sintomas da doença e encaminhá-los de forma correta ao tratamento.
O diagnóstico rápido ajuda a interromper a cadeia de transmissão desse mal que, embora antigo, ainda se apresenta como um problema de Saúde Pública. Além disso, como explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Ruth Nunes, o quanto antes o paciente receber o tratamento adequado, menor o risco de adquirir sequelas incapacitantes.
CAPACITAÇÃO – A equipe do Programa de Hanseníase promoveu uma dinâmica entre os participantes do curso, que abordou informações sobre a doença, acolhimento do paciente e tratamento. Cem profissionais participaram da capacitação, que vai contribuir para que estejam mais atentos e preparados para orientar as pessoas com sintomas da doença.
PROGRAMA – O Programa Municipal de Hanseníase de Rio das Ostras tem a função de diagnosticar e tratar a Hanseníase, buscando o controle da doença no Município. O Programa funciona no Centro de Saúde da Extensão do Bosque e conta com equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem, visitador sanitário, assistente social e fisioterapeuta.
FONTE:
Departamento de Jornalismo