Pacientes do Caps de Rio das Ostras comercializam seus produtos
Produtos artesanais são elaborados em oficinas com objetivo terapêutico e de inserção social
Dentro do objetivo terapêutico e de inserção social, o Centro de Atenção Psicossocial – Caps de Rio das Ostras promove a exposição e venda de produtos elaborados pelos próprios pacientes. Mandalas, paninhos, objetos decorativos, pinturas, doces e outros produtos artesanais são produzidos em oficinas e comercializados pelos pacientes.
O dinheiro arrecadado é utilizado para passeios e em eventos voltados para os usuários da unidade.
O Caps é um local de referência e de tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. Oferece atendimento e acompanhamento aos pacientes, contribuindo para sua reinserção social.
A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, assistentes sociais, equipe de enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, além dos profissionais de apoio e administrativos.
Como parte do processo terapêutico, os pacientes participam de atividades esportivas e de oficinas de mandala, culinária, artesanato, reciclagem, oficina de rádio, criação livre, pintura, entre outras.
A exposição e venda dos produtos elaborados pelos pacientes também serve para a divulgação dos serviços do Caps.
O Caps funciona na Rua Resende, 177, no Jardim Marilea, no horário das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
BRECHÓ – No dia 10 de outubro será inaugurado o Brechó do Caps. Celebrando também o início da primavera, nessa data haverá um desfile dançante. Na programação também está incluída a venda das peças artesanais confeccionadas pelos pacientes nas oficinas terapêuticas.
FONTE:
Departamento de Jornalismo