“Hora do Mamaço” reúne dezenas de pessoas no Parque da Cidade
Mães amamentaram seus filhos ao ar livre em evento que encerrou Semana da Amamentação em Rio das Ostras
Rio das Ostras encerrou a programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno na última sexta-feira, dia 5, reunindo pais, crianças e apoiadores da causa da amamentação, no Parque da Cidade, em Nova Cidade.
As mães amamentaram, juntas, seus filhos ao ar livre durante o “Mamaço”, que ainda contou com várias atividades lúdicas e educativas relacionadas ao aleitamento e sustentabilidade.
A coordenadora do Programa de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Ludmila Lima, falou sobre a importância da Semana e do “Mamaço”.
“Foi uma semana de muito trabalho, mas, como sempre, de muita recompensa. Incentivando o aleitamento materno estamos plantando uma sementinha de um mundo melhor”, completou.
A fisioterapeuta Daniela Lima lembrou que esta é a terceira edição do “Mamaço” em Rio das Ostras e que o evento nasceu para fortalecer o direito das mulheres de amamentar seus filhos em locais públicos, sem constrangimentos.
A enfermeira e professora da Universidade Federal Fluminense- UFF Rosana Castro e Elis Barbosa, do grupo Gineceu – Rede de Apoio à Mulher também prestigiaram o evento e participaram da programação da Semana.
SUSTENTABILIDADE – A Semana Mundial de Aleitamento Materno começou dia 1º de agosto e o tema da campanha deste ano foi a relação entre amamentação e sustentabilidade. Alinhada ao tema, a Secretaria de Saúde convidou a engenheira florestal Kátia Hunnicutt para falar ao público durante o “Mamaço” sobre plantio orgânico. Ela ensinou a fazer uma horta suspensa. Também foram distribuídos folders com receitas culinárias nutritivas com reaproveitamento de alimentos, propostas pela nutricionista da Rede Municipal, Dina Freitas.
As crianças se divertiram com atividades de pintura, massinha e histórias.
Ana Cristina Cunha, turismóloga e moradora do Nova Esperança, foi uma das mães que prestigiaram o evento. Mãe de Maria Flor, de 4 meses de vida, e de mais quatro filhos, ela é uma defensora do aleitamento materno.
“Todos os meus filhos mamaram exclusivamente até os seis meses e depois continuei oferecendo o leite como alimento complementar. A amamentação deve ser livre. É um ato de dedicação da mãe ao filho”, disse Ana Cristina.
FONTE:
Departamento de Jornalismo