I Encontro das Artes envolve cerca de mil alunos de Rio das Ostras

Oficinas e apresentações artísticas movimentaram Colégio Municipal Professora América Abdalla

Apresentações de música, esquetes teatrais, exibição de curtas, oficinas de fanzines, roda de capoeira, entre outras atividades, movimentaram o Colégio Municipal Professora América Abdalla nesta segunda, 25.

Durante todo o dia, os cerca de mil alunos da unidade de ensino de Rio das Ostras participaram dessas ações diferenciadas promovidas pelo I Encontro das Artes. O evento é uma iniciativa da Divisão de Programas e Projetos Literários do Departamento de Leitura e Arte da Secretaria de Educação.

“A experiência que temos como educadores é que, quando os alunos participam de atividades artísticas, toda a escola fica contagiada pelo sentimento de pertencimento e criatividade. Sem falar na rotina que é transformada de forma tão prazerosa. Os sorrisos que pude presenciar no I Encontro das Artes mostram isso”, declara a secretária de Educação, Andréa Machado.

No Colégio Municipal Professora América Abdalla funciona um dos Polos de Arte coordenados pela Divisão de Programas e Projetos Literários. À frente da divisão, a educadora, escritora, cantora e contadora de histórias Marcia Lisboa explica os objetivos do I Encontro das Artes.

“Eu acredito que a arte leva o adolescente a refletir sobre a realidade dele e desenvolver um espírito crítico em relação ao mundo. Assim consegue expressar o que sente e observar os sentimentos dos outros, possibilitando uma marcante troca de experiências”, analisa Marcia.

A adesão dos gestores do Colégio Municipal Professora América Abdalla ao I Encontro das Artes foi imediata. “É importante investir em ações educativas diferenciadas. São elas que motivam os alunos a frequentar a escola e sentir alegria por estar inserido nessa comunidade”, observa Marcio Peres, diretor da unidade de ensino.

Cerca de mil alunos participaram das atividades ao longo dos três turnos. Os estudantes foram inseridos em diferentes apresentações e oficinas. “Estou gostando muito e, depois de ver um esquete teatral e assistir a um vídeo, agora vou para oficina de contação de histórias”, afirma Ivanilson Rodrigues, de 14 anos, que cursa o 6º ano do Ensino Fundamental.

“Acho que eventos assim fazem a gente aprender e se divertir ao mesmo tempo. Estou gostando muito”, reforça Mariana da Silva, de 15 anos, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental.

A educadora Cristina Domingues, que leciona ao lado da professora de teatro Sunshine Peçanha no Polo de Arte do Abdalla, também considerou o evento gratificante. “Já fazemos intervenções no cotidiano da escola, entre essas a instalação na qual vestimos a lixeira com uma camisa e transformamos os resíduos em arte. Agora essa experiência está sendo ampliada”, conta Cristina.

Além dos integrantes do Polo de Arte do Colégio Municipal Professora América Abdalla, participaram do I Encontro das Artes estudantes do curso de Música do Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura; Orquestra de Violões do regente Marcelo Pfeil, da Serra de Macaé; alunos do Instituto Federal Fluminense e do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras.

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

 

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.