Rio das Ostras recebe 168 atletas e paratletas em Circuito Unificado
Município é destaque no Paraesporte, segundo diretora da Special Olympics
Rio das Ostras recebeu no fim de semana, mais um evento da Special Olympics. O Circuito Estadual Unificado reuniu 168 atletas e paratletas de oito municípios fluminenses no último sábado, 23, nas modalidades futebol de salão, tênis de mesa, atletismo e bocha.
A cidade já é referência na região por seu Projeto de Paraesporte, que possibilita a inclusão de portadores de deficiência.
“Sempre que promovemos um evento em Rio das Ostras somos recebidos de braços abertos. Há alguns anos que essa parceria vem dando certo e não foi diferente neste Circuito. A participação e incentivo da Prefeitura são muito importantes para o desenvolvimento de nossos projetos”, contou a Diretora Executiva da Federação da Special Olympics.
A Special Olympics (Olimpíadas Especiais) são um movimento global sem fins econômicos, que por meio de treinamento esportivo e competições de qualidade, melhora a vida de pessoas com diferentes capacidades intelectuais.
John Lucas Barbosa, que já disputou na Coreia e no Uruguai, veio de Duque de Caxias para mostrar suas habilidades no Futsal, em Rio das Ostras e contou o quanto sua vida mudou depois do esporte. “Me sentia excluído. Ninguém me chamava para brincar quando era criança, me sentia triste e pra baixo. Hoje eu sei que posso. Vou continuar meus estudos pois meu sonho é ser professor de Educação Física”, disse.
Fábio Afonso veio do Rio de Janeiro para competir no Tênis de Mesa e estava otimista com o jogo. “É a primeira vez que jogo pra disputar. Sempre gostei de jogar pra brincar, mas hoje venho com garra. Vou ganhar”, disse o jovem.
A professora de Educação Física de Duque de Caxias, Heliane Tavares, veio acompanhar os atletas de sua cidade e contou sobre a importância de se oferecer espaços para pessoas com algum tipo de deficiência.
“Como a equipe é mista eles se sentem parte do grupo. Nem melhores, nem piores, mas importantes para a estratégia do jogo. É interessante este tipo de evento unificado”, contou.
O Circuito Unificado é um evento promovido pela Special Olympics em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras.
FONTE:
Departamento de Jornalismo