Franceses participam de oficina de Maculelê em Festival de Rio das Ostras
Atividade abriu Festival de Capoeira da Cidade. Programação segue até domingo, 17, com oficinas e apresentações de rodas
Brasileiros e franceses se encontraram na tarde desta quinta, 14, no Loteamento Cláudio Ribeiro, para participar de uma Oficina de Maculelê, que abriu oficialmente a 7ª edição do Festival de Capoeira de Rio das Ostras.
Centenas de jovens puderam aprender novas técnicas da dança e trocar experiências sobre as diferenças da prática do Maculelê nos dois países.
“Participar de um festival destes aqui no Brasil é maravilhoso para quem ama a capoeira. Aqui tenho a impressão que a dança já está no sangue das pessoas. Estou aprendendo a ficar menos retraído nos treinos. O carisma não me parece artificial”, contou o parisiense Ewen Le Floch.
As amigas Daiane Barcelos e Jeane Alessandra acham os visitantes mais retraídos, mas confessam que os franceses são mais dedicados. “Eles prestam muita atenção nas coordenadas do mestre e, se for preciso, repetem o mesmo movimento até ficar bem certinho”, relatou Daiane.
Para Jeane, a dedicação é por causa da pouca expressão do esporte na França. “Acredito que a capoeira não seja tão comum no país deles e, talvez, por isso se concentrem tanto durante a oficina”, contou.
FESTIVAL – A programação do Festival segue até domingo, com apresentações de rodas de capoeira e outras oficinas. No domingo, 17, data que celebra o Dia do Capoeirista, o evento será encerrado na Praça da Baleia, às 11h, com apresentação unificada de todas as rodas reunidas.
MACULELÊ – O Maculelê é uma dança que simula uma briga tribal. Em sua origem foi utilizada como uma luta armada, mas hoje se tornou uma dança folclórica, com uma expressão teatral.
PROGRAMAÇÃO
Dia 14/07
19h – Professor Elétrico – Rio das Ostras
20h – Mestre Pitu – Rio das Ostras
Dia 17/07
15h – Oficina de Atabaque – Mestre Mistério
19h – Mestre Dengo – Macaé
20h – Mestre Levi – Duque de Caxias
Dia 16/07
9h – Oficina de Capoeira – Professor Marreta – Bom Jesus do Norte (ES)
10h – Dança Afro – Professora Amanda
11h – Rodas
12h – Almoço
14h – Oficina de Capoeira – Mestre Marcelo Brandão – França
15h30h – Rodas – Batizado – Roda
19h – Batuque, samba e dança afro
Local: Quadra do Cláudio Ribeiro
Dia 17/07
9h30 – Rodas concomitantes ao longo da rodovia Amaral Peixoto
11h – Unificação das rodas do Dia do Capoeirista
Local: Praça da Baleia
FONTE:
Departamento de Jornalismo