Alunos de Rio das Ostras selecionados para participar do revezamento da tocha olímpica

Os estudantes foram escolhidos ao vencer concurso de redação do MEC com o tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”

Três estudantes da Rede Municipal de Rio das Ostras foram selecionados para participar do revezamento da tocha olímpica durante a sua passagem pela Cidade, em 1º de agosto. Eles não precisaram mostrar habilidade no esporte para alcançar essa conquista e sim provar que têm talento para a escrita.

Os alunos alcançaram os primeiros lugares no concurso de redação do Ministério da Educação com o tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”.

Raíssa Mariquito, do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), Richard Paiva e Davilly Oliveira, ambos da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira, foram os selecionados para carregar a tocha olímpica. Como suplentes,  já “convocaram” Daniel de Almeida, do Imero, e Caio Moura, do Maria da Penha, que também comprovaram ser bons de texto.

Participaram do concurso de redação escolas localizadas nos municípios inseridos no roteiro do revezamento da tocha olímpica. As unidades de ensino foram selecionadas pelo Ministério da Educação pelo esforço que demonstraram na melhoria da qualidade, conforme aferição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Imero e a Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira representaram Rio das Ostras.

 

VENCEDORES  – Aluna do Curso de Formação de Professores do Imero, Raíssa Mariquito, de 16 anos, não consegue esconder a emoção de ser uma das escolhidas para conduzir a tocha. Atleta amadora, ela já fez ginástica olímpica, natação e atualmente joga futsal.

“Sou uma pessoa sonhadora, mas confesso que jamais sonhei conduzir a tocha olímpica. Estou muito feliz em representar os alunos do Ensino Médio levando o símbolo das Olimpíadas, evento que representa a união e a esperança e estimula o patriotismo”, conta Raíssa.

 

Segundo o professor de Língua Portuguesa Jerry Bigão, os estudantes do Imero trabalham sempre com a produção textual, o que resulta em excelentes redações. Com isso não foi fácil para a banca examinadora, coordenada por Jerry, escolher o vencedor. “O diferencial do texto de Raíssa foi a paixão que demonstrou pelo esporte”, afirma.

 

Vencer um concurso de redação não é novidade na vida de Davilly Oliveira, 12 anos, aluna do 7º ano da Escola Municipal Maria da Penha de Oliveira. “Minha paixão é escrever e Língua Portuguesa é minha matéria preferida. Como já fui premiada em outros concursos, não pensava em participar desse, mas minha professora me incentivou”, diz com um sorriso.

 

O aluno Richard Paiva, de 14 anos, que cursa o 8º ano no Maria da Penha de Oliveira, também gosta de escrever, mas confessa que prefere estudar Geografia. “Estou muito contente em conduzir a tocha. É uma honra poder representar minha escola e minha cidade”, ressalta Richard, que é surfista.

 

Suplente do Maria de Penha de Oliveira na condução da tocha, Caio Moura, de 13 anos, que está no 8º ano, ama estudar História e sabe tudo sobre os jogos olímpicos. “Estamos vivendo uma experiência única com a realização das Olimpíadas em nosso país e a passagem da tocha na nossa cidade”, conclui ele.

 

CONCURSO – Uma ação do Ministério da Educação, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), o Concurso de Redação foi direcionado apenas às cidades participantes do revezamento da tocha olímpica Rio 2016. Foram selecionados três estudantes por município, sendo dois do Ensino Fundamental e um do Ensino Médio.

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.